Geral

Secretário discute demandas da Saúde com Poder Judiciário

19/03/2020
Secretário discute demandas da Saúde com Poder Judiciário

Secretário e magistrados discutiram a atuação da vara especializada. Foto: Adeildo Lobo/Dicom TJ/AL

Com o objetivo de tratar de temáticas relacionadas à judicialização da saúde, o secretário José Thomaz Nonô se reuniu com representantes do Poder Judiciário de Alagoas, na tarde da última terça-feira (17), na Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que fica no Centro

Entre os assuntos discutidos, foi abordada a criação de uma unidade específica para tratar dos processos da saúde, já em funcionamento. “A parceria com o Judiciário é sempre muito importante para resolver as questões de saúde que tem uma certa complexidade. É fundamental dialogar e criar estratégias para que a população seja sempre bem assistida”, ressaltou Nonô.

Na ocasião o secretário ouviu as demandas do TJ/AL e também apresentou o que vem sendo feito na Saúde de Maceió e como avançar nas questões que envolvem a judicialização.

O presidente do TJ/AL, desembargador Tutmés Airan, explica que hoje o Judiciário tem uma unidade específica para os processos que solicitam remédios e tratamentos médicos, a 30ª Vara Cível da Capital. Antes as ações judiciais estavam espalhadas em seis varas.

Responsável pela unidade, a juíza Isabelle Coutinho explica que a medida é importante para combater o retrabalho tanto no Judiciário quanto no Executivo. “O objetivo é evitar a judicialização, e depois de judicializados, fazer com que os processos se resolvam mais rapidamente”, disse a magistrada