Alagoas

Sebrae Alagoas suspende atendimento presencial em cumprimento ao decreto de combate ao coronavirus

23/03/2020
Sebrae Alagoas suspende atendimento presencial em cumprimento ao decreto de combate ao coronavirus

Em virtude da situação de emergência em Alagoas, decretada na sexta-feira, 20, pelo governo do Estado contra o novo coronavírus, o Sebrae em Alagoas suspendeu o atendimento ao público presencial, a partir desta segunda-feira, 23 de março. Entre as medidas determinadas pelo governo para a contenção e o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus consta o fechamento, por 10 dias, de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos comerciais similares, além de lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada.

Nesse período estabelecido pelo decreto governamental, o atendimento do Sebrae em Alagoas será feito pela internet e pela Central de Atendimento da instituição. No portal www.sebrae.com.br/alagoas, o cliente terá conteúdos atualizados, vídeos, capacitação online, com mais de 110 cursos gratuitos, e dicas sobre gestão de negócios. Por meio do 0800 570 0800, o cliente poderá tirar dúvidas sobre o MEI (Microempreendedor Individual).

Já no aplicativo Sebrae, o microempreendedor individual pode ter acesso a todas as informações sobre sua empresa e receber alertas para ficar em dia com suas obrigações. Dentro do app, o empreendedor ainda encontra recomendações personalizadas de vídeos, áudios, textos e eventos de seu interesse. O app também traz dicas de serviços bancários e comparativos de serviços financeiros, pesquisas de consumo, sugestões de melhoria, além de oferecer um espaço exclusivo para busca de fornecedores com direitos a dicas sobre os melhores sites para vender na internet.

Nas redes sociais, o Sebrae em Alagoas também prestará informações e orientações para os clientes apresentando os principais temas estratégicos para amenizar os impactos dessa crise. O objetivo do Sebrae é ajudar os empresários alagoanos a se fortalecerem para encarar os desafios e reduzir os impactos financeiros nos seus negócios provocados pelo novo coronavírus.

Relevância

O público-alvo do Sebrae são micro e pequenas empresas, que, de acordo com levantamento divulgado pelo Sebrae em dezembro do ano passado, representam 99% do total de empreendimentos do país. São cerca de 15,4 milhões de pequenos negócios, segundo estimativa do Sebrae. Desse total, 51% estão distribuídos na região Sudeste, 18% na região Sul, 18% na região Nordeste, 9% na região Centro-oeste e 5% na região Norte. Juntos, os pequenos negócios representam 27% de participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e são os que mais geram empregos formais no país, respondendo por 44% da massa salarial.