Geral

Município intensifica ações com mutirões de combate à dengue

04/03/2020
Município intensifica ações com mutirões de combate à dengue

Foto: Ascom

A eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças graves que podem até matar, é uma preocupação da Prefeitura de Arapiraca. Por isso realiza um trabalho contínuo, através da Secretaria de Saúde, nas comunidades, escolas, unidades de saúde, empresas e espaços públicos da cidade.

E, a partir desta quinta-feira (5), intensifica as ações com os mutirões de combate à dengue. Com a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Coordenação de Endemias, Departamento de Promoção da Saúde e parceiros, a Prefeitura leva o serviço a bairros e comunidades rurais, seguindo o calendário elaborado pe Secretaria de Saúde.

As primeiras comunidades a receber o mutirão, agora em março, são Mangabeiras e Senador Arnon de Mello. Durante o mutirão, a estratégia é percorrer casas, imóveis e terrenos, a fim de eliminar possíveis focos de criadouros do Aedes aegypti e evitar a sua proliferação. E para ajudar no combate ao mosquito, a Prefeitura conta com a participação da população, importante agente multiplicador das informações e ações.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 85% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas, em locais como caixa d’água, vaso de planta, piscina e até bebedouros de animais.

Por isso o alerta e a necessidade da colaboração de toda a população para vencer o mosquito e evitar doenças. “O poder público atua, mas sem a colaboração da população é impossível vencer essa luta contra o Aedes. É preciso unir forças através dos cuidados”, ressaltou o prefeito Rogério Teófilo, que destaca a importância do trabalho educativo realizado na cidade.

Entre as ações, além das educativas e busca ativa nas residências, outras estratégias são utilizadas pelo Município, com  a participação das escolas e a população, que ajudam a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Armadilhas, repelentes naturais e utilização de uma espécie de peixe, o candunda, que se alimenta das larvas, ovos ou polpa do mosquito, impedindo a sua proliferação em reservatórios de água.

Foto: Ascom

Calendário de Março

Na programação de março, recebem o mutirão contra dengue, os bairros e comunidades: Mangabeiras / Senador Arnon de Mello (05); Cacimbas (12); Olho D’água dos Cazuzinhas / Brisa do Lago (13); Primavera / João Paulo II (16); Manoel Teles (17); Zélia Barbosa / Jardim das Paineiras (18); Nilo Coelho / Cavaco (19); Baixão (20); Planalto / Quati (23); Baixa Grande / Jardim Esperança (24); Bom Sucesso (25); Residencial Nossa Senhora Aparecida / Residencial Agreste (26); Senador Teotônio Vilela (27); Caititus / Brasiliana / Jardim de Maria e Santa Edwiges (30).