Brasil

Maioria dos brasileiros teme novo coronavírus, aponta Datafolha

23/03/2020
Maioria dos brasileiros teme novo coronavírus, aponta Datafolha
Brasileiros usam máscara em São Paulo

Brasileiros usam máscara em São Paulo

A maioria dos brasileiros teme o novo coronavírus e concorda com medidas restritivas para conter a propagação da doença, apontou um levantamento do instituto Datafolha divulgado neste domingo (22/03). Ao todo, 74% dos entrevistados disseram ter medo de ser contaminados.

Segundo a pesquisa publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 99% dos entrevistados disseram ter conhecimento sobre o vírus, enquanto 97% afirmaram estar tomando precauções para não ser infectados.

Mesmo assim, 83% deles acreditam ter chances de contrair a covid-19. Outros 12% acham que não têm chances de ser infectados, e 5% não sabem. Entre as faixas etárias, o maior índice de pessoas que acham que não serão contaminadas é entre aqueles com mais de 60 anos (19%), que fazem parte do grupo de risco da doença.

A maioria dos brasileiros também concorda com medidas restritivas para tentar conter a pandemia. Ao todo, 95% dos entrevistados apoiam a suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, 94%, a suspensão de viagens de avião para outros países, e 92%, a suspensão das aulas.

O fechamento das fronteiras é apoiado por 92%, e a suspensão de jogos de futebol, por 91% dos ouvidos. Além disso, 90% concordam ser necessário evitar abraçar e beijar as pessoas, e 86%, evitar frequentar bares e restaurantes. Suspender cultos e missas recebeu apoio de 82%, e trabalhar em casa, de 78%. Já o fechamento do comércio é apoiado por apenas 46%.

O Datafolha ainda questionou sobre o impacto da pandemia no cotidiano dos entrevistados. Ao todos, 37% deles pararam de trabalhar, porém apenas 1% está trabalhando de casa. Outros 55% deixaram de ir às aulas. A grande maioria (76%) interrompeu atividades de lazer, e 46% dos brasileiros evitam sair às ruas.

A maioria dos ouvidos considera o Brasil um pouco preparado para conter a crise (54%), enquanto 34% acham que o país não está pronto, e 10%, que o país está muito preparado. Metade dos entrevistados acredita que o surto atingirá principalmente os mais pobres, causando mais mortes nesse grupo da população.

O levantamento ouviu 1.558 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país entre os dias 18 e 20 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Até agora, o Ministério da Saúde confirmou 1.128 casos de coronavírus e 18 mortes em decorrência da covid-19, doença que já afeta todos os estados brasileiros. São Paulo é o estado com o maior número de infecções (459) e mortos (15), seguido do Rio de Janeiro (119 casos e 3 mortos).