Alagoas

Especial Dia Internacional da Mulher: Lily Lages, a primeira deputada

04/03/2020
Especial Dia Internacional da Mulher: Lily Lages, a primeira deputada

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa rende homenagens àquela que foi a primeira a ocupar uma cadeira no Parlamento alagoano: a médica Maria José Salgado Lages, Lily Lages, eleita em 27 de novembro de 1934 com 13.981 votos. Seu ingresso no Parlamento, inclusive com funções de constituinte, obteve repercussão nacional à época. Nascida em 1907, Lily desafiou preconceitos contra a mulher e destacou-se como médica. Como legisladora, defendeu os direitos sociais. Deixou vários livros publicados. Lily faleceu aos 96 anos.

Mesmo historicamente minoritária, a presença feminina na Casa de Tavares Bastos tem sido marcante. Ao longo da história política alagoana, apenas 19 mulheres conseguiram uma vaga na Assembleia. Maria José Salgado Lages, Lily Lages, foi a pioneira, ao assumir uma cadeira Parlamento em 1934. Quarenta anos após Lily Lages, veio a deputada Luiza Evangelista, em 1975. A terceira mulher a tomar assento no Legislativo foi a deputada Selma Bandeira. Pelo PMDB, Selma elegeu-se para a décima legislatura. A 12ª Legislatura contou com a presença da deputada Leda Fidélis. Para a 13ª legislatura, elegeram-se as deputadas Heloísa Helena (ex-senadora da República e ex-vereadora por Maceió) e Lucila Toledo. Desde então todas as legislaturas passaram a contar com a presença feminina.

A 14ª contou com as deputadas Lucila Toledo (reeleita), Fátima Cordeiro e Ziane Costa. Quebrando outro tabu, Ziane conquistou a presidência da Mesa Diretora e escreveu seu nome na galeria dos presidentes. No mandato seguinte, a bancada feminina obteve duas cadeiras, com Maria José Viana e Ziane Costa, reeleita. A terceira cadeira foi ocupada por quatro meses pela suplente Genilda Leão.

As deputadas Cáthia Lisboa Freitas, Flávia Cavalcante e Cláudia Brandão, eleitas em 2006, compuseram a bancada feminina da 16ª legislatura. Já em 2010, Flávia reelegeu-se e Thaise Guedes conquistou uma vaga na 17ª legislatura. Nesse período, a suplente Patrícia Sampaio as sumiu temporariamente o mandato. Para a18ª, a bancada feminina é composta pelas deputadas Thaíse Guedes e Jó Pereira.

O pleito de 2018 marca a história da política alagoana com a eleição de cinco deputadas que irão compor a 19ª legislatura. A histórica bancada feminina está sendo ocupada pelas parlamentares Jó Pereira (reeleita), Ângela Garrote, Flávia Cavalcante, Fátima Canuto e Cibele Moura, que aos 21 anos tornou-se a mais jovem parlamentar do Brasil.