Geral

Covid-19: Agreste Saneamento adota medidas de prevenção

24/03/2020
Covid-19: Agreste Saneamento adota medidas de prevenção

Neste momento de mobilização coletiva para conter o avanço da Covid-19, a Agreste Saneamento assume seu papel no enfrentamento à doença. Para tanto, a empresa – presente em dez cidades alagoanas adotou medidas para que o serviço continue sendo realizado plenamente. Além disso, também implantou práticas de prevenção e conscientização em seus espaços de atuação.

Para garantir que a água continue sendo fornecida com a mesma eficiência e qualidade, a Agreste manteve as escalas que trabalham no tratamento da água e colocou equipes de prontidão para eventuais necessidades. Observando, entretanto, um distanciamento mínimo entre os colaboradores, visando as medidas de prevenção.

Além disso, as atividades, ainda mais relevantes no cenário atual, estão sendo desenvolvidas com uma série de precauções, como a disponibilização de álcool em gel e demais materiais necessários à higienização dos colaboradores nas instalações da empresa. A Agreste também realiza trabalho interno de conscientização sobre a necessidade de os colaboradores aplicarem as medidas de higiene também fora do ambiente de trabalho.

“Estamos utilizando os canais de comunicação interna da empresa para a conscientização dos colaboradores para os cuidados indispensáveis com higiene e aglomerações”, destaca Angela Lins, gestora da empresa.

Ela explica que o cuidado com as pessoas é fundamental, por isso os colaboradores com mais de 60 anos e menores em aprendizagem foram colocados em trabalho remoto.

“Afastamos colaboradores com mais de 60 anos e menores aprendizes, estamos acompanhando os colaboradores que estão nas demais escalas de risco e, além disso, vamos antecipar a vacinação da gripe até final de março. E os treinamentos foram temporariamente suspensos”, aponta Lins.

A gestora salienta ainda que novas ações serão tomadas a depender do panorama na região. Angela acrescenta que o assunto é pauta diária de avaliação dos gestores.

A Agreste Saneamento reforça os cuidados com o bem-estar das mais de 370 mil pessoas beneficiadas por meio da Parceria Público-Privada com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), como também de todos os alagoanos. Por isso, lembra essenciais de prevenção que devem ser adotados por todos, independente da classificação de risco ou faixa etária:

  • Lave bem as mãos: fazer a higienização correta das mãos e pulsos evita que o vírus chegue ao nosso organismo, para isso, deve ser feita com água corrente e sabão;
  • Evite aglomerações: esta tem sido uma das principais recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, a fim de prevenir o contágio;
  • Uso do álcool em gel: o produto é indicado nos casos onde não é possível lavar as mãos. Não faça estoques. Assim você permite que outras pessoas também tenham acesso ao produto;
  • Cubra a boca ao tossir e espirrar: a recomendação vale para todos, mesmo os que não estejam infectados com a doença;
  • Evite tocar em mucosas, boca e nariz: estas partes do corpo são canais para um possível contágio, por isso o contato não é indicado;
  • Pense no próximo: ajudar o próximo envolve empatia, gentileza e cuidados com a sua saúde, aproveite o momento para exercer a solidariedade. Se puder fique em casa, compre apenas o necessário e contribua para o equilíbrio social.

Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Sanemento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.