Geral

Arapiraca vacina mais de 60% dos idosos contra a gripe e ultrapassa a média nacional

27/03/2020
Arapiraca vacina mais de 60% dos idosos contra a gripe e ultrapassa a média nacional

(Foto: Ascom Arapiraca)

As estratégias adotadas pela Prefeitura de Arapiraca para a imunização dos idosos e profissionais de saúde, público-alvo da primeira etapa da Campanha de vacinação contra a gripe, têm surtido efeito e o resultado aparece em números.

Nos três primeiros dias da campanha, que iniciou na segunda-feira (23), Arapiraca vacinou 60,99% dos idosos. Já foram aplicadas 12 mil 184 doses da vacina, de uma população de 19 mil 978 que deve receber a dose até o final da campanha. Neste mesmo período, a média nacional registrada é de 28,68% da população idosa.

O grupo dos profissionais de saúde, o percentual imunizado foi de 48,85%, correspondente a 2 mil 343 pessoas, de um total esperado de 4 mil 796. O percentual nacional é de 27,78% dos trabalhadores de saúde.

“As equipes de saúde do Município estão empenhadas na campanha e, diante dessa pandemia do coronavírus, o esforço é ainda maior para que todos tenham acesso a vacina, com segurança. O nosso índice indica que estamos no caminho. Além do público que está recebendo a imunização em casa, observamos que o atendimento nas unidades está acontecendo de forma tranquila”, afirmou Adriana Duarte, coordenadora de Imunização do Município.

A coordenadora ainda explica que, por conta da alta procura, na tarde desta quinta-feira (26), algumas unidades zeraram o seu estoque. “Estas unidades passam a ser abastecidas a partir do novo envio do Governo Federal, que deve acontecer na segunda-feira (30)”, completou.

Estratégias

Desde a fase de planejamento das ações, o prefeito Rogério Teófilo orientou as equipes da Secretaria de Saúde que adotassem estratégias para facilitar o acesso da população à vacina, evitando aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pensando na prevenção contra a contaminação por coronavírus.

Entre as estratégias adotadas pelas unidades, vacinação em residências, agendamentos e calendários por ordem alfabética, além do serviço de Drive Thru. Essa última modalidade, que o profissional enfermeiro vacina o idoso sem ele precisar sair do carro foi adotada pela gerência do 5º Centro de Saúde.

Abaixo, o calendário determinado pelo Governo Federal para a campanha, com as datas iniciais para cada fase:

23/03 – início da 1ª fase – Idosos (a partir dos 60 anos) e trabalhadores da saúde;
16/04 – início da 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
09/05 – início da 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com informações do Ministério da Saúde, mesmo a vacina não apresentando eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.