Geral

Rogério Teófilo: desastre como gestor corre em busca da reeleição perdida

09/03/2020

Desastre como prefeito, com gestão beirando ao caos, Teófilo prometeu construir até “escada rolante” no Centro de Arapiraca quando foi eleito

O prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo (PSDB) iniciou o último ano de sua gestão igual ao começo de seu mandato.  Com muitas promessas e pouca ação. Titubeante. Vagaroso. Como se o tempo lhe fosse favorável.

O gestor que já ficou conhecido nos meios políticos como “tartaruga” em razão de sua lerdeza em lidar com as ações públicas arranca risos e gargalhadas por onde passa no meio político, quando teima em tratar do assunto reeleição.

Até a população ignora Rogério. No carnaval pulou frevo num bloco, demonstrando que está recuperado da doença que o acometera, mas não entusiasmou.

Ontem (08), no dia dedicado à Mulher, Rogério bailou com a primeira dama Lucia Teófilo (ex-suplente de Biu de Lira na campanha derrotada ao senado) em plena praça pública, mas ninguém prestou atenção. Os registros dos  fotógrafos e filmadores falam por si.

 

Apenas na cabeça de Teófilo e um séquito de comissionados bem pagos de sua gestão é que esse (re) projeto eleitoral é viável.

Com uma espécie de cabresto e viseiras na face, pois não enxerga um palmo de sua gestão à frente, Teófilo deve ceder espaço para outro nome de seu grupo, já que sua pretensão pode prejudicar o plano e estratégia política do senador Rodrigo Cunha para 2022 que comanda o PSDB no Estado, e até a vereadora Gilvãnia Barros – com dificuldades de reeleição em seu partido, pode vir a substitui-lo.

Trajetória política perdida

Rogério Teófilo perdeu-se como prefeito. Disputou três vezes o cargo, chegou a ser vice-prefeito de Luciano Barbosa e quando ganhou a eleição por um pouco mais de 200 votos encontrou dificuldades para administrar, por sua própria incompetência.

Com três anos de governo, calçou algumas ruas, fez “firulas” e nada mais.

Hoje o arapiraquense sente saudades de gestões passadas, onde a cidade crescia em ritmo acelerado e se destacava entre as 30 mais pujantes do Nordeste.

Além da má gestão (onde até lixo se acumula nas ruas), Teófilo parece pregar o desmonte do funcionalismo público, com atrasos de salários corriqueiros, em que pese os recursos do FPM estarem na conta todo mês.

Protestos de servidores

Os servidores públicos estão revoltados com o “modus operandi” de Teófilo que na última semana enfrentou novamente os trabalhadores da Educação que promoveram uma paralisação em protesto contra seu péssimo governo.

Na semana anterior os agentes de endemias se manifestaram nas ruas contra a política perpetrada por Teófilo contra os servidores.

O vereador Ricardo Nezinho, um dos que se posicionam com independência na Câmara –  comentou que era “um desrespeito muito grande com os servidores da educação de Arapiraca, que mais uma vez deixam de ser atendidos em suas justas reivindicações”, que são reajuste salarial de 12,84%, como também reclamam da redução de pessoal, o que vem ocasionando sobrecarga de trabalho nas escolas e creches.

O vereador lamentou o fato, de mais uma vez o prefeito “ter empurrado o problema com a barriga” e passar para o secretário de Educação, Janeo Melanias, que agendou para amanhã terça-feira (10), uma reunião com os representantes da categoria e o prefeito. Rogério Nezinho, disse que “os profissionais já vêm tentando esse encontro desde janeiro, mas sempre são colocados para trás, sob o argumento de que a administração municipal está fazendo um estudo técnico”.

“Esse estudo técnico não tem fundamento nenhum, mesmo porque, a data-base de reajuste dos professores é em abril”, disse o parlamentar, acrescentando que esta negociação deve iniciar em janeiro, para que o executivo, depois de atender as reivindicações, possa enviar para a Câmara Municipal de Arapiraca, o projeto para ser discutido, votado e aprovado e consequentemente, ser sancionado para que os servidores já possam receber seus salários reajustados em abril”, disse Rogério Nezinho.

Já o advogado Hector Martins usou o twitter para se posicionar sobre a greve na rede municipal de Educação, deflagrada na sexta-feira (06).

“A educação pública de Arapiraca está na UTI. Sou solidário aos servidores da educação no nosso município que precisam lutar por algo que já é direito. Desvalorizar essa categoria é colocar ainda mais em risco o desenvolvimento do nosso povo. A mobilização é justa, é necessária”, escreveu.

Emedebistas deverão voltar ao comando da prefeitura 

Renan Filho, Luciano Barbosa e Yale Fernandes. MDB deverá apresentar nome forte na eleição de outubro

Um trio paradura: Luciano Barbosa, Ricardo Nezinho e Yale Fernandes, seja qual for destes o candidato a prefeito do MDB, o grupo permanecerá coeso e unido por Arapiraca, é o que se comenta na hostes da agremiação.

O apoio do Renan Filho já é conhecido e declarado, pois o importante colégio eleitoral do município é fundamental para as pretensões políticas do governador em 2022. E pelo que se apresenta, o cidadão arapiraquense deverá ser grato ao trabalho do  jovem gestor alagoano que beneficia a cidade em todas as áreas, inclusive com uma obra de grande vulto que é a duplicação da rodovia que liga a cidade agrestina à capital e que deverá estar pronta em junho.

No pleito que se avizinha, além destes emedebistas, “bolsonaristas divididos” também lançarão candidaturas, bem como esquerdistas com suas bandeiras pela igualdade, totalizando 12 pré-candidatos a prefeito que querem colocar pra fora o atual gestor de Arapiraca e assumir seu lugar.

A vida de Teófilo não está fácil e se complica a cada dia, pois enfrenta sua própria ineficiência na gestão e um grupo de oposição que trabalha com obras reais, estruturantes, que beneficiam a população e não aquele velho engodo como a tal da revitalização do Centro arapiraquense que virou motivo de piada com a estória da “escada rolante”.

Prometida em campanha, a tal da “escada rolante”, nem sequer saiu do  papel e não vai a lugar nenhum, quanto mais irá “alçá-lo” de novo à prefeitura.