Geral

Servidores públicos participam de aula inaugural de curso EAD de inclusão socioprodutiva e financeira 1

15/02/2020
Servidores públicos participam de aula inaugural de curso EAD de inclusão socioprodutiva e financeira 1

Foto: Samuel Alves

O Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, deu início, nesta sexta-feira (14), ao curso EAD de Inclusão Socioprodutiva e Financeira.

A aula inaugural foi realizada no auditório do Sesc, localizado no bairro Santa Edwiges. O curso, que é fornecido de forma gratuita, é destinado a servidores públicos municipais e líderes comunitários de Arapiraca.

Com 120 horas de duração, o curso é resultado da parceria entre o Instituto e a CAIXA, no âmbito do Projeto de Inclusão Socioprodutiva e Financeira, por meio de ações integradas de Economia e Finanças Solidárias (Inf-Sol), que conferirá certificado aos participantes. Videoaulas, rodas e diálogos e bate-papos virtuais mediados fazem parte da metodologia, que busca interatividade e acompanhamento por instrutores capacitados.

A parceria fortalece o objetivo proposto pela Prefeitura de Arapiraca, que preza pela valorização de seus servidores públicos. Para o prefeito Rogério Teófilo, o curso vai ajudar os servidores a melhorarem ainda mais o serviço ofertado à população.

O curso de EAD será composto por blocos e módulos, conceituais e instrumentais, para que os participantes aprendam à medida que produzem trabalhos concretos, com base nas reflexões e experiências sobre a realidade prática no seu ambiente. Entre as principais temáticas: desenvolvimento local; inclusão socioprodutiva para o desenvolvimento local/territorial; inclusão financeira para o desenvolvimento local/territorial; desenvolvimento institucional e governança; reflexões, métodos e práticas que facilitam a inclusão; e instrumentos de planejamento. De acordo com o coordenador do projeto pelo IADH, Arturo Jordán, “o curso potencializa a atuação da gestão municipal, sobretudo no trabalho de apoio comunitário e à organização dos empreendedores”.

Representando o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, a secretária de Articulação Política e vereadora licenciada Professora Graça Lisboa falou sobre a importância do curso para o desenvolvimento dos servidores públicos municipais.

“Esses alunos estão sendo capacitados para atuar diretamente no desenvolvimento da nossa cidade. A prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e os parceiros, IADH e Caixa Econômica estão de parabéns pela iniciativa”, disse ela.

Um dos alunos do curso é o empreendedor Edgar Barreto, que também exerce a função de tesoureiro do Banco Comunitário Restauração, do bairro Primavera. Ele acredita que a capacitação vai ajudar ainda mais o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios do povo arapiraquense.

“Esse é um projeto maravilhoso e que tem ajudado muitos empreendedores a alavancarem seus negócios e suas vidas, melhorando lucros e tirando as pessoas da pobreza”, disse ele.