Geral

Prefeitura realiza campanha que alerta contra assédio no carnaval

07/02/2020
Prefeitura realiza campanha que alerta contra assédio no carnaval

Foi lançada, nesta quinta-feira (06), a campanha ‘Nao é Nao” com foco na prevenção e denúncia de crimes de importunação sexual e violência doméstica durante o Folia de Rua e o Carnaval deste ano. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e parcerias.

A ação foca em atuar no pré-carnaval do Folia de Rua, distribuindo mensagens de conscientização para foliões e turistas e um alerta com o bloco Café Delas. Além de palestras, blitz e a divulgação da campanha ‘Não é Não’ em rádio, TV e redes sociais que serão realizadas durante o mês de fevereiro. O objetivo da campanha é conscientizar a população acerca dos crimes de importunação sexual (Lei nº 13.718/18).

Além de lutar contra o assédio, promover a igualdade de gênero, empoderar e unir as mulheres, ações como a Não é Não já estão nas ruas. A potência dessas campanhas vai muito além do aumento de denúncias de violência contra mulheres entre 2017 e 2018: elas são fortes aliadas quando o assunto é bem-estar e o nosso Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) vem lidando com essas situações.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Almeida, a campanha e a adesão da Secretaria ao bloco Café Delas só reforça um trabalho permanente que a Prefeitura com o apoio do prefeito Rogério Teófilo faz durante todo o ano. “Nossa intenção é ampliar e intensificar o trabalho de toda uma rede voltada para a proteção da mulher, com ênfase no período carnavalesco. Também vamos reforçar os serviços que a prefeitura já disponibiliza o ano todo, a exemplo do atendimento no Cramsv, o Disque Denúncia 180, além de assistência social, orientação jurídica, psicológica e encaminhamentos para serviços de saúde, no caso quando são abusadas sexualmente”, explicou.

Nesta quinta-feira (06), camisas do bloco foram entregues no juizado da violência a Mulher, reafirmando a parceria e trabalho em conjunto.

Veja a programação:

06/02 – Abertura oficial da Campanha
08/02 – Participação do Cramsv no Bloco Carnavalesco CAFÉ DELAS, abordando a campanha ‘Não é Não’, no Folia de Rua, no Bosque das Arapiracas.
12/02 – Palestra na Associação de Mulheres da Taboquinha com a participação do grupo de mulheres “Café Delas”, às 14h30.
20/02 – Palestra na associação de mulheres da Baixa do Capim e Minador com a participação do grupo de mulheres “Café Delas”, às 14h30.
02/03 – Blitz: Mulheres e Cenário Atual, na Praça marques da Silva, com o lançamento das ações alusivas ao mês da Mulher, às 8 horas.