Geral

Parceria entre Ifal Palmeira e supermercado local dará destino correto a pilhas e baterias recolhidas

19/02/2020
Parceria entre Ifal Palmeira e supermercado local dará destino correto a pilhas e baterias recolhidas

Uma parceria entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, e um supermercado local, dará a destinação correta aos 12 quilos de pilhas e baterias arrecadados, através dos coletores: “Papa pilhas”, instalados na unidade de ensino. A ação partiu da técnica, Renata Vieira, em parceria com o professor, Rodrigo Raposo, ambos membros da Comissão de Sustentabilidade. Renata conta que viu a necessidade de dar início a essa coleta, devido à falta desses coletores na cidade. A técnica, que é contadora do campus, juntava pilhas em sua casa, então resolveu conversar com Rodrigo, que à época desenvolvia um projeto com lixo reciclado, para a confecção desses depósitos e instalação desses coletores no Ifal Palmeira.

Os modelos são simples, mas bastante úteis e atrativos visualmente, e foram feitos pelos servidores com o auxílio dos alunos: José Willames e Kenysson Cavalcante. E o que mais chama atenção: com potes de salgadinho de batata, colecionados pela própria Renata! “Esses potes lembram o formato de uma pilha, então vi que seria interessante para o projeto. O desafio foi ornamentá-los através de adesivos e pensar em lugares estratégicos como pontos de coleta”, diz a técnica.

Implantados em outubro do ano passado, hoje os “papa pilhas” já dispõem de três pontos: Biblioteca, Laboratório de Eletrotécnica e na entrada do campus. Um outro coletor está sendo confeccionado com local ainda a ser definido para instalação. “O projeto traz uma importância socioambiental na medida em que mostra a necessidade de ações sustentáveis para os estudantes, além de dar um descarte correto a esse material e proporcionar para toda comunidade acadêmica pontos de coleta para esse lixo eletrônico”, ressalta Renata.

As pilhas e baterias arrecadadas serão levados para o supermercado local, que dará um destino correto, seguindo para um centro de triagem de uma empresa que arrecada outros resíduos eletrônicos, além de pilhas e baterias.

O próximo passo da Comissão é a instalação de lixeiras para realização de coleta seletiva no campus.

“Antes disso, vamos realizar um plano de conscientização com funcionários e alunos para a correta utilização desses depósitos para que ocorra a separação entre os diferentes tipos de lixo”, conclui.