Geral

Hospital da Mulher lança projeto fotográfico “Expondo Amor”

22/02/2020
Hospital da Mulher lança projeto fotográfico “Expondo Amor”

Amor não é algo que damos ou recebemos; é algo que nutrimos e fazemos crescer; um vínculo que só pode ser cultivado entre duas pessoas quando já existe dentro de cada uma delas. Pensando neste sentimento, a equipe do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira lançou, nesta sexta-feira (21), o projeto intitulado Expondo Amor, que visa fotografar, tanto os bebês quanto os seus pais, com fantasias referentes aos feriados nacionais e datas comemorativas do ano, eternizando um momento único ao qual não se poderá mais voltar, senão por meio de uma foto.

O mês escolhido para o registro das fotos foi fevereiro, já que o Carnaval está batendo à porta. Desde sereias a super-heróis, as fantasias foram todas feitas à mão, mostrando o verdadeiro cuidado e carinho da equipe pelos bebês.

Como a produção exigiu um grande preparo – afinal, o Centro de Parto Normal (CPN), a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e o Alojamento Conjunto (Alcon) se transformaram em um estúdio de fotografia –, todos os registros foram feitos em um mesmo dia, obedecendo as normas e as rotinas da unidade, mobilizando uma equipe de cerca de 10 pessoas e respeitando a individualidade, os períodos de descanso e o quadro clínico de cada bebê. Cada fantasia seguiu as normas de higiene e o cuidado com as crianças. Foi uma para cada recém-nascido. Além de gerar imagens encantadoras, a atitude dos profissionais do hospital serve de acalento para as famílias.

O projeto surgiu de iniciativa inédita da coordenadora de enfermagem do Hospital da Mulher, Carolina Raquel, que explicou que o objetivo é levar a alegria das datas comemorativas ao ambiente hospitalar.

“A ideia partiu de mim e foi criando raízes com os outros profissionais que atuam no hospital. Todo mundo abraçou a ideia. O projeto surgiu não apenas de a equipe criar um ensaio fotográfico Newborn, que consiste em fotos posadas com o bebê dormindo na maior parte, ou em todas, na qual são utilizados acessórios específicos para colocar o bebê, como cestos, gamelas e caixas. Grande parte do posicionamento é feito também sobre um pufe e alguns deles são iguais ou similares a como o bebê estava dentro do útero materno, mas sim, de propiciar ainda mais o vínculo afetivo entre mãe, bebê e os profissionais do hospital”, destacou.

Iana Gois, de 25 anos, e Matheus Gonzaga, de 23, pais de primeira viagem da pequena Maria Ísis Oliveira, gostaram bastante da ação. “Foi uma surpresa pra mim. Nunca imaginei que seria abordada dessa forma tão linda estando numa enfermaria de um hospital. Achei a ação incrível, pois foram as primeiras fotos que tirei com minha princesa”, elogiou. “A equipe está de parabéns porque a gente pode ter registrado o nosso Carnaval, que, neste ano, vai ser um pouco diferente, pois vamos nos dedicar exclusivamente a Maria Ísis. O bacana disso tudo é que vamos ter esse registro pra sempre, todas as vezes em que a gente olhar pro álbum de fotografias”, completou Gonzaga.

Raiana Beatriz Caetano da Silva, de 16 anos, e João Gabriel da Silva, de 20, pais do pequeno Cauê Gabriel da Silva, também entraram no clima do ensaio fotográfico, assim como o filho, que foi fantasiado de pirata.  “Quero agradecer a iniciativa do hospital e das pessoas que fizeram parte da organização desta ação que foi muito agradável, uma experiência ótima que a gente não vai esquecer jamais”, comentou o pai.

Volante – De acordo com Carolina Raquel, a exposição vai percorrer cada setor do hospital, para que as famílias, as pacientes e os profissionais conheçam o projeto. “Durante o ano, temos o Carnaval, a Páscoa, o São João, os dias da Mulher, das Mães, dos Pais, das Crianças e, por fim, o Natal. Então, todas essas celebrações anuais vão acontecer com a exposição volante das fotos”, frisou.

O impacto em todas as pessoas que estavam no CPN, na UCI e no Alcon foi positivo, segundo a coordenadora de enfermagem do Hospital da Mulher. “Os pais amaram a ideia. Eles estavam sorrindo com os olhos. Com essa atitude, conseguimos um cuidado mais humanizado para o recém-nascido. Os pais se sentem mais acolhidos, o ambiente melhora e eles percebem o quanto a equipe está envolvida no cuidado com eles”, ressaltou.

Depois do registro fotográfico, os pais levaram as fantasias para curtirem ainda mais os pequenos, e, durante a abertura da exposição, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), eles foram surpreendidos com fotos e um vídeo individual do ensaio, através do WhatsApp.