Geral

“Fake news é o principal elemento que a gente tem que combater”, diz ministro da Saúde sobre novo coronavírus

28/02/2020
“Fake news é o principal elemento que a gente tem que combater”, diz ministro da Saúde sobre novo coronavírus
Foto: divulgação

As informações falsas, as chamadas “Fake News”, são grandes preocupações que as autoridades em saúde estão enfrentando no combate ao novo coronavírus, no Brasil. A preocupação foi manifestada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (27).

Logo após a confirmação do primeiro caso de coronavírus (COVID-19) no Brasil, divulgada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (26), notícias falsas sobre as formas de transmissão, cuidados e prevenção da infecção, se espalharam pelas redes sociais. O temor, segundo especialistas, é que a informação errada leve a população a adotar medidas equivocadas, ações desnecessárias e entendimentos falsos sobre o coronavírus.

“A fake news, a informação mal-feita, a informação precipitada; o caso do “eu acho que é”, “eu ouvi falar, dizer que alguém falou que isso aconteceu em tal lugar” hoje é o principal elemento que a gente tem que combater”, alerta o ministro Mandetta.

A recomendação é que, na dúvida, qualquer pessoa pode se informar sobre o coronavírus pelo site do Ministério da Saúde e, assim, ter acesso a informação verdadeira, com credibilidade.  “E a gente procura – na página do Ministério, nas páginas oficiais – abastecer o máximo possível com toda a transparência. Só há credibilidade no trabalho que nós possamos fazer para a sociedade se houver a transparência e a credibilidade na segurança das informações”, completou.

O novo coronavírus já infectou mais de 80 mil pessoas em 47 países. No Brasil, apenas um caso foi confirmado e outros 20 casos suspeitos estão sendo investigados. Para se prevenir da doença, é importante lavar constantemente as mãos e cobrir o rosto com o braço ao tossir.