Geral

Deputado vai acionar PGR e Conselho de Ética contra Cid Gomes

21/02/2020
Deputado vai acionar PGR e Conselho de Ética contra Cid Gomes

O deputado capitão Wagner (Pros-CE) pretende acionar o Conselho de Ética do Senado e a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Cid Gomes (PDT-CE), pelo episódio da retroescavadeira. “A gente está colhendo alguns documentos aqui que comprovam que policiais e esposas saíram lesionados. A gente vai procurar a PGR para que tome providencias”, disse ao Congresso em Foco nesta quinta-feira (20).

Na tarde de ontem, Cid Gomes foi baleado ao avançar com uma retroescavadeira sobre um piquete feito por policias militares em greve. Em vídeos que mostram o momento dos disparos, Cid dirige a retroescavadeira em direção quartel onde estão os PMs e arranca o portão de entrada com a pá do trator.

Adversário político dos Ferreira Gomes no estado, Wagner defende que a atitude do senador despertou um “sentimento de revolta” nos manifestantes, provocando, também, extremismos por parte do grupo. De acordo com ele, há no estado “um sentimento de terror muito grande”.

Além das medidas que pretende tomar em Brasília, o capitão reformado da PM já havia feito um boletim de ocorrência contra o senador por possível tentativa de homicídio de policiais militares e danos ao patrimônio público. O documento foi registrado na 34ª Delegacia de Polícia do Ceará nesta quarta.

Em vídeo divulgado no seu Facebook na noite desta quarta, o deputado cearense afirma que o senador “atentou contra a vida de vários policiais militares”. Ele está acompanhado dos deputados major Fabiana (PSL-RJ) e capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), ambos ligados à área da Segurança Pública.

“Quem o senhor pensa que o senhor é? O senhor acha que o policial não é um ser humano? Usar um trator para passar por cima dos policiais… Sinceramente uma atitude altamente reprovada, repugnante e o senhor vai responder por isso”, disse Neto.

“Não aconteceu uma tragédia maior não foi porque você quis não, porque o que você queria era causar a morte de policias militares e seus familiares, que tanto sofrem com a falta de condições de trabalho”, completou Fabiana.

Procurada, a assessoria do senador não respondeu até a publicação desta reportagem.

Sem risco de morte

O senador Cid Gomes (PDT-CE) recebeu alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Coração de Sobral, na manhã desta quinta-feira (20). Ele foi transferido para a enfermaria. Segundo boletim médico divulgado às 8h40, Cid “evoluiu sem intercorrência nas últimas horas, mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal”.

Como consequência do episódio, uma série de autoridades próximas ao senador foram a Sobral, que fica a 231 km da capital do estado, para acompanhar o atendimento médico ao congressista cearense, entre eles o governador Camilo Santana (PT), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e o presidente da Assembleia Legislativa do estado, José Sarto (PDT).

Caso repercute em Brasília

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), divulgou nota sobre o caso.

“Acompanho com preocupação os desdobramentos do ocorrido com o senador Cid Gomes, na tarde desta quarta-feira (19), em Sobral, no Ceará. Entrei em contato o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e com o governador do Ceará, Camilo Santana, para obter informações e garantir a segurança do parlamentar”, escreveu Alcolumbre.

Também em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que “está acompanhando a situação no Ceará e analisando as providências que podem ser tomadas. Já foram enviadas equipes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal para Sobral para garantir a segurança do Senador Cid Gomes”.

Pouco antes de ser baleado, o senador publicou um vídeo no Twitter criticando a greve dos policiais.

Ciro Gomes publicou a seguinte nota no Twitter: “Meu irmão Cid Gomes foi vítima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados em Sobral, nossa cidade. Até aqui as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo. Novos exames estão sendo feitos mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte. Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei”.