Alagoas

Crea-AL orienta organizadores de festas sobre montagem de estruturas para carnaval

19/02/2020
Crea-AL orienta organizadores de festas sobre montagem de estruturas para carnaval

Com a proximidade do carnaval, vários municípios se preparam para iniciar umas das principais festas do ano. Buscando garantir comemorações sem acidentes, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), vem realizando, desde o início de fevereiro, ações educativas em relação a contratação de profissionais e empresas habilitadas para montagens de palcos, camarotes e o bom funcionamento da parte elétrica do evento.

Nesta próxima quinta e sexta-feira, 20 e 21, a equipe de fiscalização do Crea Alagoas estará percorrendo as cidades do Estado para averiguar se as montagens das estruturas estão ocorrendo com acompanhamento de um responsável técnico.

Rafael Helvis, gerente de fiscalização, informou que as equipes do Conselho estão nas ruas para garantir que os festejos não tragam desastres físicos para quem vai curtir o carnaval. Sempre é verificado se as atividades de montagem das estruturas metálicas, utilizadas para armação de palcos e camarotes de carnaval estão devidamente regularizadas com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para o exercício da profissão de engenheiro.

“Fizemos um levantamento e até agora, dos vinte e oito municípios que irão promover as festas, apenas doze, já registraram ARTs. Mas informamos que, independentemente de o município já ter feito o registro, nossa equipe irá até as prefeituras para verificar o cumprimento das exigências legais e normas que garantam um carnaval em segurança para a população”, afirmou Rafael.

O Conselho reforça que os gestores se sensibilizem em contratar empresas devidamente regularizadas com o Crea, para se resguardar e gerar a ART, documento indispensável para a fiscalização e que transfere a responsabilidade do serviço para o contratado.

Dentre as cidades que receberão a fiscalização do Crea-AL, está Penedo, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Coruripe, Santana do Ipanema, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Maragogi, Arapiraca e Piranhas.