Geral

Calouros são recebidos com apresentação institucional e aproximação com suas famílias

05/02/2020
Calouros são recebidos com apresentação institucional e aproximação com suas famílias

“Por ser o Ifal, por ser Federal! É um sonho para qualquer pai ou mãe ter um filho estudando aqui. Temos orgulho pelo esforço dele, pois chegar até aqui é um privilégio grande. Meu filho vem de uma escola municipal de Cacimbinhas e sei que estando no Ifal, o futuro dele estará encaminhado”. O depoimento é de Gilza Gomes, mãe do novo aluno de Edificações, Eliel Gomes e mostra a satisfação de uma família no primeiro dia de aula do seu filho, quando foram convidados para conhecer a instituição.

Este ano, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, mudou o formato de recepção aos calouros e convidou a família dos ingressantes a estarem presentes neste dia tão especial. As atividades ocorreram nos dois turnos e teve uma resposta positiva da comunidade, já que tiveram acesso a toda instituição, seus projetos, estrutura etc.

“Achei maravilhosa esta ideia! Sou mãe ativa, ‘pegajosa’ e procuro sempre acompanhar toda a vida escolar de Eliel. Seria interessante que todos os pais fizessem isso, pois educação começa de casa e aqui é um complemento. Família e escola tem que estar sempre juntos para fortalecer a educação dos nossos filhos”, afirma Gilza.

As atividades de recepção realizadas durante toda esta terça, 04, tiveram início com as boas-vindas do diretor-geral do campus, Roberto Fernandes. Logo após, foi a vez do diretor de ensino, Israel Crescêncio, tratar de aspectos fundamentais ligados aos calouros, afinal a partir deste ano, eles dão início a uma matriz curricular de conclusão dos cursos técnicos integrados de três anos.

“São duas formações em uma só. O aluno sai daqui com o nível médio e também com um curso técnico na área escolhida. Para que possamos preencher nossa matriz curricular de 3200 horas durante esses três anos, teremos que ofertar, também, aula em contraturno. Os cursos de Edificações e Eletrotécnica já têm um dia certo: será às quartas-feiras. O contraturno para os estudantes de Informática será a partir do 2º ano”, explica o diretor.

Israel expôs também o novo modelo que será ofertado o Suporte de Aprendizagem, sendo realizado de maneira extensiva. “Em sala de aula, o professor perceberá a necessidade de um reforço escolar as disciplinas de Português e Matemática. Como forma de trazer uma maior eficiência, o Suporte será realizado durante todo o ano de 2020. Como este programa tem uma verba específica, cada aluno participante receberá uma quantia para custeio de alimentação e transporte”, diz.

O evento também foi a oportunidade de apresentação das equipes de Assistência Estudantil e da Pedagogia do campus. Suank de Melo, novo coordenador de Assistência Estudantil, fez uma apresentação sobre os programas e falou da importância do setor na vida do alunado do Ifal.

“A Política de Assistência Estudantil tem por finalidade proporcionar condições para o acesso, a permanência com qualidade e a conclusão com êxito dos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados e subsequente, além dos cursos de nível superior”, ressaltou o coordenador.

Aproximação com a instituição

Após o momento no auditório, calouros e seus responsáveis seguiram para um tour pela instituição, tendo a oportunidade de conhecer laboratórios, salas de aulas e outros setores como a biblioteca. O momento também foi de entrega de fardas e do material didático. “Estou muito ansioso para começar o curso de Edificações. Gostei bastante de tudo que vi e conheci até agora”, disse Eliel Gomes.

Recepção aos calouros de Segurança do Trabalho

Neste formato, objetivando a aproximação dos ingressantes com o instituto, foi realizada a recepção aos calouros do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho. Na oportunidade, houve apresentação dos setores e as boas-vindas foram dadas pelo coordenador do curso, Eduardo Torres. Por fim, o professor Marlos Pereira proferiu uma palestra sobre “Atualização das Normas Regulamentadoras”.

Na ocasião foram abordados o perfil de atuação do técnico em Segurança e acerca das oportunidades que vão surgindo para os alunos, a exemplo das “paradas” na Braskem. Além disso, Eduardo falou também sobre o tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão e levou os calouros para conhecer toda a estrutura do campus.