Artigos

Assuntos diversos

13/02/2020
Assuntos diversos

A leitura de noticias que reputo interessantes para o cotidiano, sem demagogia e sem o interesse de aparecer para um público que já está de “ barriga cheia” de tantas asneiras escritas, proferidas em entrevistas e divulgadas pelas TVs e até Jornais de ampla divulgação, me impulsionou transmitir, em parte,  alguns assuntos trazidos à público por Semanário  e Revista Filantrópica , desprovidos da ânsia de faturar, que adiante entendi publicar, encaixando rápidas opiniões pessoais. Portanto, merecem uma especial atenção, porque seus autores adotam uma linha de ação independente, correta e capacitadamente aplicáveis à espécie. Vejamos:

-POBREZA  e MEIO-AMBIENTE: – O competente Jornalista Romero Vieira Belo, em sua festejada Coluna intitulada “ Enfoque Político”, no Semanário 1ª. Edição ( 27/1 a 2/2/2020), lembrando que pobreza é uma desgraça, inicia com uma frase interessante: “ O maior inimigo do meio ambiente é a pobreza”, explanando as particularidades do assunto, em torno de um discurso do Presidente Bolsonaro. Lembra o Projeto lançado pelo ex-Presidente Lula, rotulado de “Fome Zero” ( ampliado em  face de outro originário do ex-Presidente FHC) , destinado a enfrentar o efeito terrível da pobreza- a fome. Explica que o foco do Projeto , fora justamente combater a pobreza, assistindo os pobres. Prossegue dizendo que “ nenhum gestor, salvo se movido por um ‘ desarranjo mental ‘, acusaria o pobre de ser responsável pelos males da sociedade ‘… E arremata : “ seria interessante avaliar   quem mais polui  e que mais agride o meio-ambiente ,se as populações desprovidas ou as Indústrias que, diuturnamente, intoxicam a atmosfera e tornam o Ar irrespirável, mormente nas grandes cidades. E então, qual a fonte mais deletéria “ ?

DECEPÇÃO:  De Seu turno , o conceituado Publicitário e Jornalista Aloísio Alves, nos brinda com texto primoroso,destacando uma questão íntima ,  séria e preocupante, qual seja a HERANÇA. Cita os casos de famosos como Nelson Rodrigues ,Guimarães Rosa, Cecília  Meirelles, Tim Maia e Amador Aguiar.         Explica que essas ilustres pessoas morreram, deixaram bens e direitos que foram transformados em motivo de disputas fratricidas entre familiares. Acrescenta com propriedade, que brigas pelo Espólio não se constituem problemas exclusivos de endinheirados. Mostra que é uma guerra de ambição que, em muitos casos terminam  em trágico desfecho. Esclarece que se decepcionou com um amigo envolvido em  assunto deste jaez, do qual, pelo visto, não esperava uma atitude secundária,desprezível.  Concordo com as colocações do lúcido e inteligente articulista, pois vivenciei o problema no dia—a-dia forense, onde discussões e agressões aconteciam. O vil metal bradava mais alto do que o amor familiar.

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS: Leio na Revista Informação, que o MSF já enviou apenas de janeiro a novembro e 2019, (MSF-Brasil), 183 profissionais a Projetos para 35 Países. Trabalha o MSF colaborando com mais de 70 Países, sem pedir retorno  algum. A vacinação , como explica, é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação  de uma doença. O corpo combate- a e cria anticorpos. Não se anuncia auxílios fortes. Os Jornais e TVs se preocupam com famosos , num badalar insignificante e tolo, Vide os Programas Faustão, Fátima Bernardes, Altas Horas, BBB, etc. Danças, entrevistas, diálogos ridículos e vazios. Cadê os assuntos verdadeiramente importantes ? Esses Médicos são uns heróis anônimos. Palmas .