Geral

Aprovados no Sisu 2020, estudantes do Ifal Palmeira compartilham métodos de estudo para Enem

07/02/2020
Aprovados no Sisu 2020, estudantes do Ifal Palmeira compartilham métodos de estudo para Enem

Medicina e Engenharia Civil. Cursos concorridíssimos para quem participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que garante uma vaga em uma instituição pública de ensino, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes Manoel Adson e Annaliz Araújo, ambos do técnico em Edificações do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, foram aprovados em Engenharia Civil pelo Ifal e em Medicina, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), respectivamente.

Eles dão o segredo do sucesso e garantem que com muito foco e determinação é possível chegar até lá! Em suas notas para o Enem 2019, Annaliz, por exemplo, atingiu 900 pontos na Redação e 850,9 em Matemática e suas Tecnologias. Já Adson conseguiu 960 pontos na Redação, que no ano passado teve como tema: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

“Já havia feito o Enem em uma edição anterior e tirei uma nota muito baixa. Coloquei em mente que conseguiria tirar uma nota alta e, para isso, bastava apenas estudar. Em 2018, tentei outra vez e obtive uma nota melhor, superando a nota que desejava”, conta o aluno.

Manoel é um daqueles estudantes que de tão apaixonado pelo curso técnico resolveu optar pela verticalização e continuar “em casa”. Afinal, o garoto de 19 anos fará sua graduação no campus que lhe proporcionou o ensino integrado na área de Edificações. “Fiquei muito feliz com essa conquista. Gosto muito da área e sei que aqui vou conseguir obter um ensino de qualidade”.

Para que a aprovação fosse possível, o futuro engenheiro civil contou com a ajuda da professora de Línguas, Ana Paula de Oliveira. “Agradeço primeiramente a Deus e depois a essa grande profissional que é Ana Paula. Através de estudos em casa, apenas no YouTube, montei uma estratégia de estudo e a professora me ajudou a desenvolver essa estratégia. Ela foi uma grande motivação, explicou a toda a sala sobre a estrutura do exame e nos ajudou a desenvolver melhor nossa escrita”, revela Manoel.

Realização de um sonho

Faltando um ano para concluir seu curso técnico, Annaliz atingiu pontos suficientes para o concorrido curso de Medicina da Ufal, sendo aprovada. Desde o seu 1º ano, a jovem se prepara para o Enem, através de videoaulas e participação em diversas olimpíadas do conhecimento, alcançando medalhas de outro em Olimpíadas como a de Química, a de Ciências, além de prata e bronze em outras competições.

“A minha preparação para o Enem se iniciou no 1º ano do Ensino Médio, antes mesmo de começar as aulas no Ifal. Resolvi começar a me preparar neste período, a fim de absorver o máximo de conhecimento que os professores me passassem e, assim, aliviar a pressão que é comum no último ano do Médio. Então, assistia a muitas videoaulas, praticava bastante redação e fazia exercícios. No 3º ano, como já estava mais confiante com a teoria, enfatizei a resolução de exercícios, visto que o Enem exige controle emocional para resolver mais questões em menos tempo”, detalha a garota.

Quanto ao Enem, Annaliz sempre focou em Redação e Matemática, o que justifica suas altas notas nessas disciplinas. “São áreas que conferem uma maior pontuação e, portanto, aumentam a média geral substancialmente. Eu fiquei bastante confiante com o resultado, porque aumentei a minha média em comparação ao Enem 2018 e, além disso, estava acima da nota de corte do SISU 2019”, diz.

Gratidão é a palavra de ordem da estudante que após tantas abdicações, conseguiu passar no curso que sonhou durante toda sua vida. “Os professores do campus sempre acreditaram no meu potencial, auxiliando em dúvidas que eu tinha nas questões e me incentivando. Inclusive, aproveito o ensejo para agradecer aos colegas de sala, docentes e funcionários. Eu acredito que a minha aprovação resulta de uma maratona de estudos e, sobretudo, do apoio deles”, agradece Annaliz.