Geral

Prefeitura incentiva participação em consulta pública

09/01/2020
Prefeitura incentiva participação em consulta pública

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e o Colab, startup de inovação em gestão pública, lançaram uma consulta digital denominada “Cidades Sustentáveis”. A iniciativa tem o objetivo de identificar a compreensão das pessoas sobre temas de desenvolvimento sustentável. A proposta é entender como as cidades brasileiras caminham para se tornarem mais sustentáveis.

A consulta é em relação à percepção dos cidadãos sobre a sustentabilidade nas cidades, ligada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030. O questionário busca diagnosticar o avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU com a participação dos cidadãos para a identificação da compreensão sobre sustentabilidade no País e o reconhecimento da necessidade de ações mais pontuais em relação à mobilidade, habitação e mudanças climáticas.

São 30 questões de múltipla escolha relacionadas ao ODS 11 e qualquer cidadão pode participar da consulta por meio do aplicativo Colab (disponível para os sistemas iOS e Android) ou no link https://consultas.colab.re/cidadessustentaveis. O período da consulta vai até o dia 31 de janeiro de 2020.

“É fundamental que o cidadão maceioense participe da consulta, porque ela nos fornecerá dados qualitativos e quantitativos sobre o tema. Assim, vai nortear o desenvolvimento de outras ações que visam tornar Maceió uma cidade mais humana, inteligente, sustentável e criativa”, disse a secretária municipal de Governança, Íria Almeida

Secretária Íria Almeida ressalta importância de participação de maceioenses em consulta pública. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Íria também lembra algumas ações na capital que seguem essa proposta. “A Prefeitura de Maceió tem atuado fortemente nas diversas áreas que compõem o desenvolvimento sustentável, a exemplo dos projetos Maceió Inclusiva (Economia Circular) no bairro do Vergel, Energia Solar nas Escolas (Projeto Piloto Escola Pompeu Sarmento) e implementação de Ecopontos em locais estratégicos”, informou a secretária.

Após o encerramento da consulta, os dados serão analisados e posteriormente um relatório será publicado, semelhante à primeira edição da pesquisa, quando, cerca de 10 mil pessoas compartilharam a opinião e os resultados foram publicados em um livro relatório, lançado pelo CEO do COLAB, Gustavo Maia, na 1ª Assembleia do ONU-Habitat em Nairóbi, no Quênia, em maio de 2019. O documento está disponível aqui: https://pages.colab.re/livro-cidades-sustentaveis.

A pesquisa será repetida a cada ano até 2030 para que seja possível acompanhar a evolução das metas do ODS até o prazo final para alcance dos objetivos previstos pela Agenda 2030.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação que busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, em que a ONU reconhece a erradicação da pobreza em todas as formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, como o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Os ODS buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.