Geral

Oficina do Conecte SUS reúne representantes da I Macrorregião de Saúde

28/01/2020
Oficina do Conecte SUS reúne representantes da I Macrorregião de Saúde

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e da Primeira Região de Saúde de Alagoas, formada por 12 municípios dos litorais Norte e Sul, participaram da abertura da I Oficina do Programa Conecte SUS. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), foi iniciado nesta segunda-feira (27) e prossegue até esta terça-feira (28), no auditório do Hotel Holiday Inn Express, no bairro Ponta Verde, em Maceió.

O Estado de Alagoas foi selecionado para o projeto-piloto do programa, que será lançado nacionalmente no segundo semestre.  Segundo a coordenadora geral do setor de inovação em sistemas digitais do Ministério da Saúde, Juliana Zinader, a iniciativa tem a meta de promover a integração das informações de saúde dos cidadãos em uma rede integrada de dados.

“Após a realização da oficina, iniciaremos a etapa de adesão dos municípios com a informatização das unidades de saúde. O programa vai contar com o apoio logístico e financeiro do Ministério da Saúde e deverá abranger inicialmente todas as unidades da Atenção Primária”, explicou Juliana Zinader.

Ainda de acordo com a representante do Ministério da Saúde, a iniciativa provocará um impacto positivo na assistência prestada à população. “Quando o sistema estivar em funcionamento, o paciente terá acesso a todas as suas informações de saúde, utilizando apenas o CPF, a partir de qualquer plataforma com acesso à rede, a exemplo de celulares, tablets e computadores”, ressaltou.

Juliana Zinader lembrou, ainda, que os profissionais da saúde também poderão saber o histórico do paciente, ampliando sua capacidade de produzir um diagnóstico mais assertivo. “Além dos avanços na assistência, o novo programa também se anuncia como uma importante ferramenta de gestão pública, pois irá diminuir custos como exames redundantes e fornecerá dados para a construção de políticas públicas mais eficazes”, reforçou.

Para Fernando Romeiro, analistas de sistemas da Sesau, o programa representa uma evolução importante e uma nova fase de assistência à saúde e para o manejo dos dados na área. Para ele, “ganha a população, os profissionais e os gestores de saúde, que terão acesso a uma plataforma extensa de dados e em sintonia com que de mais eficiente é praticado no mundo”, salientou.