Geral

Município promove ação educativa e de saúde em alusão às campanhas janeiro branco e roxo

24/01/2020
Município promove ação educativa e de saúde em alusão às campanhas janeiro branco e roxo

      Blitz chama a atenção da população para as campanhas Janeiro Branco e Roxo (Fotos: Lucas Ferreira)

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, levou à população do centro da cidade mais uma ação educativa e com serviços de saúde, na Praça Deputado Marques da Silva.

Dessa vez, chamou a atenção para as temáticas referentes às campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco, que alertam, respectivamente, para a prevenção e enfrentamento da hanseníase e os cuidados com a saúde mental.

Durante a manhã, a ação, chamada de Blitz, foi executada por um grupo representando às coordenações do Programa Municipal de Hanseníase e da Rede de Atenção Psicossocial, com a parceria do Conselho Regional de Psicologia, da Promoção da Saúde do Município e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Para Maria Salésia Moreira, coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, a ação conjunta tem a missão de chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde física e mental. “Unimos as duas campanhas deste mês de janeiro com ações nas Unidades Básicas de Saúde, nas Empresas Promotoras da Saúde, escolas e espaços públicos. Além da realização de capacitações para profissionais do Município”, destacou.

A ação fortalece e aproxima a população dos serviços ofertados, gratuitamente, pelo Município. “A assistência acontece desde a Atenção Básica, com ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Nasf, até as Unidades Especializadas, que são o Caps, Caps Ad, Ambulatório de Saúde Mental do Cria. É um importante trabalho que dá suporte às pessoas, para que cuidem da saúde mental delas”, afirmou Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça, destacou a importância da parceria com a Gestão Municipal na realização das ações em Arapiraca.

“Há três anos conseguimos fazer ações em Arapiraca, por isso estamos felizes com a parceria da prefeitura nesse trabalho de mobilização social. Conscientizar as pessoas para que elas possam compreender a necessidade de priorizar o autocuidado e enxergar a necessidade de estar em dia com as suas emoções, a saúde física e mental é de fundamental importância”, declarou Zaíra Rafaela Lyra.

As ações do Município se intensificam durante o mês das campanhas, mas o trabalho preventivo, de orientação e assistência continua o ano inteiro, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Especializadas.