Geral

Divulgação dos resultados do SISU 2020 pode ser adiada

27/01/2020
Divulgação dos resultados do SISU 2020 pode ser adiada

O Sistema Integrado de Seleção Unificada (SISU) continua provocando apreensão entre os participantes. Dessa vez, a divulgação do resultado das inscrições, programada para esta terça (28), pode ser adiada. A decisão provém de decisão da Justiça Federal de São Paulo, que cobra do Ministério da Educação (MEC) melhores respostas e documentos que comprovem realização da revisão das notas inconsistentes dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Diante da liminar, o MEC tem cinco dias para cumprir a decisão da Justiça Federal, sob multa diária de R$ 10 mil.  Assim, o cronograma do SISU deve ser modificado e estudantes devem aguardar um pouco mais pelas notas do programa que é porta de entrada para cursos de graduação.

A decisão da Justiça Federal foi motivada por pedido da Defensoria Pública da União (DPU) que, além da comprovação das correções, reivindica a explicação sobre os parâmetros utilizados nesse procedimento. Para a Defensoria Pública da União, a falha nas correções teria impactado no desempenho de todos os participantes, uma vez que notas de corte e a classificação são atribuídas a partir das notas de todos os alunos que realizaram a prova.

“O pedido de suspensão do processo de seleção do SISU, no caso, após o término do prazo de inscrição fixado pelo MEC, revela-se plausível, considerando que a partir desse momento, os potenciais danos aos estudantes prejudicados pela falha do INEP são concretos, pois seriam levados em consideração no processo de seleção, notas do ENEM inidôneas”, diz trecho da decisão.

Em defesa, o Ministério da Educação informou que prestou todos os esclarecimentos e que a Advocacia-Geral da União (AGU) entrará com recurso.

Equívoco nas correções

As inconsistências na correção de aproximadamente seis mil provas foi reconhecida pelo o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A justificativa foi uma falha da gráfica, na transmissão das informações. Com isso, quem fez o exame de uma cor teve o gabarito corrigido como se fosse de outra cor. Segundo a pasta, o problema foi corrigido sem causar prejuízo para os participantes.

No entanto, outros problemas foram apontados pelos candidatos, como a inscrição duplicada, a aparição de notas zeradas e a alteração das notas de corte. Também foi notado problema com o site do SISU, no primeiro dia de inscrição, em que estudantes divulgaram, nas redes sociais, ocorrências como lentidão no site e erro na página. A falha foi reconhecida pelo MEC.

Diante dos problemas envolvendo o Enem 2019, o prazo de inscrição para o SISU foi adiado por dois dias, encerrando-se no último domingo (26). Com a nota do Enem, o estudante pode ingressar em cursos do ensino superior como Letras e Administração.