Alagoas

Balanço positivo das ações do Food Experience em Alagoas com food trucks e cafeterias

09/01/2020
Balanço positivo das ações do Food Experience em Alagoas com food trucks e cafeterias

O Projeto Food Experience em Alagoas, promovido pelo Sebrae em Alagoas, foi um sucesso em 2019. Com ações como missões, oficinas, palestras e mapeamento de food trucks, geraram resultados relevantes para as empresas do ramo de alimentação fora do lar. Além disso, essas puderam se fortalecer e ganhar mais visibilidade e espaço no mercado através do Empório Sebrae, espaço instalado em vários eventos de grande porte durante o ano de2019, como o Trakto Marketing Show e a 69ª edição da Expoagro.

No Trakto Marketing Show, em junho, por exemplo, o Empório Sebrae serviu como praça de alimentação para os participantes, com seis food trucks do projeto. Outros cinco food trucks e estabelecimentos de alimentação da parte alta de Maceió assumiram a praça de alimentação do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Isso sem contar com a participação de food trucks e outras empresas do segmento no evento MCZ Play, em setembro, também na praça de alimentação, com 11 empresas e quatro food trucks, além da realização do diálogo sobre gastronomia criativa com os Chefs Timóteo Domingos, Ivanilda Luz, Thawã Calixto e a jornalista Nide Lins.

Já durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em novembro, realizada no bairro do Jaraguá, o Projeto Food Experience promoveu ações como o ‘Café na Rua’, evento que também fez parte da programação do Maceió Coffee, criado para disseminar cultura dos cafés especiais na cidade e as palestras sobre Cafés Especiais da programação da Bienal.

Missões

O Projeto Food Experience ainda serviu para conectar as empresas locais com a realidade vivida pelo segmento em outros estados do Brasil. Isso ocorre por meio de missões como o 33º Encontro Nacional Abrasel 2019, realizado em Natal (RN), no mês de abril, contando com a participação de 11 empresários de alimentação fora do lar de Alagoas. Os ganhos percebidos pelo grupo foram diversos, como o conhecimento adquirido sobre posicionamento digital e sobre vendas pelas redes sociais; descoberta de ferramentas para impulsionar o negócio em meios digitais e networking com fornecedores e possíveis parceiros.

Outra importante missão, realizada em junho, em parceria com a Abrasel, foi a Fispal Food Service 2019, na Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença de 14 participantes de Alagoas. Em novembro, empresários do ramo de cafés especiais participaram da missão técnica para a Semana Internacional do Café, em São Paulo, que proporcionou a inserção dos empreendedores em um ambiente favorável de negócios e em contato direto com novos fornecedores, acesso a novas tecnologias e inovações, bem como ações de benchmarking em restaurantes paulistanos.

Conhecimento

A participação nos eventos e missões só foram possíveis a partir do conhecimento obtido nas capacitações. Essas empresas tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas de Boas Práticas e Segurança Alimentar e uma palestra de Fluxo de Caixa durante a 7ª Semana de Conhecimento da Abrasel que aconteceu em abril, no Hotel Best Western Premier, em Maceió.

Todo esse trabalho do projeto começou com o mapeamento, feito pelo Sebrae, das áreas de instalação de food trucks na capital alagoana para identificar o quantitativo das empresas inseridas no segmento e em atividade, de forma regular ou irregular. O propósito dessa ação foi a proposição de um plano de ação para regulamentação do uso dos espaços públicos, formalização e qualificação dos empresários. A demanda nasceu a partir de uma parceria do Sebrae em Alagoas com a Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança.

Bruna Yvis, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae em Alagoas e gestora do Projeto Food Experience, destacou a importância das ações para os empresários e ainda falou sobre o foco que o projeto terá em 2020.

“Essas ações contribuíram para a geração de emprego e renda, bem como abertura e acesso a mercado para os pequenos negócios. No caso dos Cafés Especiais, o papel do projeto foi disseminar o conceito e realizar ações que promovam o desenvolvimento do segmento em Alagoas. Neste ano de 2020 trabalharemos com foco em Gastronomia Criativa e um dos eixos será as Cafeterias Especiais”, concluiu Bruna Yvis.