Geral

Arapiraca ganha novo espaço de aprendizagem para crianças da primeira infância

30/01/2020
Arapiraca ganha novo espaço de aprendizagem para crianças da primeira infância

O reinício do período escolar traz uma novidade para familiares que buscam, em Arapiraca, um novo espaço em educação infantil. Começaram na cidade as atividades do Quintal Livre, um modelo de “creche” inspirado na Abordagem Pikler, criada pela pediatra húngara Emmi Pikler.

A Abordagem Pikler, como ficou mundialmente conhecida, é baseada nos pilares cuidado, vínculo e movimento livre. O local, segundo a sua diretora, Priscila Kelly, tem várias diferenças dos modelos tradicionais, como ser livre de qualquer brinquedo tecnológico.

“Na verdade não temos brinquedos com função predefinida. Aqui a criança tem liberdade para criar, pensar, agir, reconhecendo seu espaço e também as suas limitações. Mas tudo de forma muito natural e sem subterfúgios“, explicou Priscila, que fez formações em creches na Alemanha e Hungria, além de estar em constante capacitação de toda equipe.

“Já havia tido experiências em outros locais, mas por alguns motivos não era o que eu buscava para meu filho, que terá que enfrentar um mundo diferente. Fiquei impressionado com a estrutura e estamos muito confiantes”, falou o arquiteto Peterson Brito, pai do pequeno Pietro.

Localizada no bairro Santa Esmeralda, o Quintal Livre funciona num espaço totalmente reformado e adaptado às exigências dos órgãos competentes, o que incluem locais onde a criança tem experiências sensoriais com elementos da natureza. Além disso, a valorização da arte e cultura, como também de brinquedos e peças sustentáveis e artesanais, é uma marca do ambiente.

Para atender as crianças na faixa etária de 6 meses a 3 anos, no Quintal Livre a alimentação é natural, saudável e inclusiva. “Aqui as comidas são feitas respeitando as necessidades e características de cada criança, como as intolerâncias e alergias alimentares”, destacou.

Na apresentação do prédio aos pais, no último sábado (25), todos puderam saborear o cardápio. “Aqui eu sinto que meu filho será criança de verdade”, comentou Rubelle Marques, mãe do Henrique.

As atividades do Quintal Livre começaram na segunda-feira (27). Uma nova turma será iniciada em março, mas os agendamentos poderão ocorrer no mês de fevereiro.