Geral

Renan e Júlio inauguram Sistema de Abastecimento de Água em Lagoa do Caldeirão

21/12/2019
Renan e Júlio inauguram Sistema de Abastecimento de Água em Lagoa do Caldeirão

Um dia para ficar guardado na memória do moradores de Lagoa do Caldeirão e de todos os que lutaram para a realização de um sonho que já durava mais de 50 décadas de espera. Foi com muita emoção que o governador de Alagoas Renan Filho e o prefeito Júlio Cezar inauguraram nesta sexta-feira (20), o Sistema de Abastecimento de Água da comunidade, dando mais dignidade às famílias da região. Muitos duvidaram que a obra pudesse sair do papel e foi por causa desta incredulidade, por anos de promessa não cumpridas, que o agricultor Cosme Santos disse que se o Sistema virasse realidade, ele usaria roupas de mulher. E assim o fez, arrancou risos dos políticos e a admiração do governador e do prefeito pela coragem em se expor e por ter cumprido o que prometeu.

Na agenda de trabalho do governador e  do prefeito também foi incluída a inauguração da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmeira dos Índios e uma visita às obras de pavimentação do conjunto Pedro Suruagy, no bairro de Palmeira de Fora. “Nos empenhamos para trabalhar e recuperar a Casal, que tem obras espalhadas em todo o estado. Com isso, cumprimos uma programação arrojada e, em Palmeira, já estamos investindo cerca de 12 milhões com abastecimento de água. E ainda teremos mais água para ofertar e com mais qualidade para a população palmeirense”, disse o presidente da Casal Clecio Falcão.

O prefeito Júlio Cezar destacou que  a palavra gratidão define o sentimento da população pelo que o governador Renan tem feito por Palmeira. “Estamos muito felizes com a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água do Caldeirão, que apesar dos nossos pedidos, foi por causa do governador Renan que isso tudo aconteceu. É com muito orgulho que vemos tudo o que ele tem feito pela gente. Foi uma decisão política fazer essa obra de 22 quilômetros de terra dura, mas que não tirava o sonho das pessoas e nem a esperança de mais de 45 anos em ver a água saindo das torneiras. Hoje é um dia para ficar na memória de todos”, afirmou o prefeito Júlio  continuou.

E continuou. “Gratidão é o que Palmeira tem pelo governador e pelo senador Renan Calheiros. No pior momento de seca, há dois anos, eles nos ajudaram, e de lá para cá foram muitos investimentos, levando água de beber, tratada, para as comunidades que mais precisam. Esta cidade é grata e, aqui, o governador está em casa. Além da água, ele está tirando os moradores do conjunto Pedro Suaruagy e do bairro São Francisco da lama e da poeira, o sonho de muito anos realizado e que nos provoca muita emoção. Além disso, também vai levar água para o polo multissetorial. Agradecemos pela presença do governador em nossa cidade e pela aliança política conosco, que traz  desenvolvimento econômico e politico para Palmeira dos Índios”, completou Júlio Cezar.

O governador Renan Filho garantiu que outras comunidades também serão beneficiadas com o abastecimento de água encanada. “Vamos levar água para o outro lado do Caldeirão, em Lagoa do Capim. Todos os governadores, antes de mim, tiveram vontade. Eu não acredito que não tiveram. Mas faltou capacidade técnica para investir como temos feito. Neste segundo mandato vou investir ainda mais em obras para colocar água no semiárido do nosso estado. Vamos fazer o mais ambicioso plano para levar água a quem mais precisa e Palmeira será beneficiada. Vi como as pessoas estão desacreditadas, a exemplo do Cosme, que se vestiu de mulher, e foi muito admirado por isso”, analisou o governador.

E ressaltou. “A Casal vive um momento novo e com capacidade de desenvolvimento. Já tivemos muita seca em Palmeira e hoje inauguramos a ETA, que já funciona. Mas não é só com o sentimento de dever cumprido que estamos aqui, mas com a certeza de que faremos ainda mais, como a duplicação da BR Palmeira/Arapiraca, que traz mais desenvolvimento e mais oportunidades, pois é bom ouvir o Júlio falar de geração de emprego, mais escolas em tempo integral e mais pavimentação. Temos muitas cidades que gostamos, mas tenho um carinho especial por Palmeira que, se foi esquecida no passado, agora é lembrada. Vim aqui entregar o Sistema de Abastecimento de Água, a ETA e ver as obras de pavimentação. É a realização de um sonho e que venham outros”, finalizou o governador Renan.

Toda a agenda de trabalho do governador Renan Filho e do prefeito Júlio Cezar, desta sexta-feira, foi acompanhada pelo secretário estadual de Infraestrutura Maurício Quintella, pelo presidente da Casal Clecio Falcão, deputado estadual Francisco Tenório, ex-deputados estaduais Gervásio Raimundo e Val Gaia, prefeitos de cidades vizinhas, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e a comunidade.