Alagoas

Radar Sebrae oferece segurança para quem quer começar o próprio negócio

04/12/2019

Alagoas é um dos cinco estados brasileiros a dispor dos serviços do Radar Sebrae. A ferramenta reúne um conjunto de indicadores, dicas e análises de mercado capazes de oferecer segurança na hora de escolher qual negócio, como e onde começar. O serviço é totalmente gratuito e online, para fazer uso basta acessar www.radarsebrae.com.br.

No ar para o público de Alagoas, a menos de um mês, o produto está disponível para empreendedores que buscam atuar nas cidades de Maceió, Arapiraca e Penedo. Os próximos municípios a serem inseridos na plataforma são: Marechal Deodoro, Rio Largo e Delmiro Gouveia.

O analista da Unidade de Atendimento Empresarial do Sebrae em Alagoas, Rodrigo Figueiredo, explicou que o critério de implantação do serviço nos municípios relacionados foi principalmente demográfico, considerando a população e a organização territorial de cada um. “Além disso, também foram considerados os municípios onde o Sebrae já atua por meio de seus escritórios regionais, ou que estão localizados na região da grande Maceió”, completou.

Indicadores

O Radar oferece de forma simples e acessível informações sobre o melhor local para abrir um novo negócio, além de apontar quais as melhores atividades econômicas para investir. Entre os indicadores, é possível encontrar dados sobre a potencialidade dos pequenos negócios, saturação de mercado, mortalidade, perfil dos clientes e concorrentes.

Na plataforma o empreendedor encontrará respostas para perguntas essenciais à implantação de um novo negócio como, a necessidade de capital; presença de concorrentes; perfil dos clientes na região; tendência do negócio na área onde pretende atuar; e quais são as chances do empreendimento fechar. O Radar oferece a ainda a possibilidade de o usuário comparar vários tipos de negócio ao mesmo tempo, tudo de forma gratuita e segura.

Radar no Brasil

Rodrigo Figueiredo afirmou que o Radar foi implantado pioneiramente no estado da Bahia. “A partir do sucesso naquele primeiro estado, o Sebrae Nacional decidiu abraçar a ideia e disseminar por outros estados brasileiros. Hoje existe Radar Sebrae, além da Bahia, nos estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio Grande do Norte”, apontou.

Segundo o analista ainda é cedo para apontar o nível de adesão do alagoano ao Radar. “O momento é de divulgação das suas vantagens; em breve iniciaremos o estudo dos dados para verificar o comportamento do nosso empreendedor diante da ferramenta”, disse.