Geral

História e significado da árvore de Natal

24/12/2019
História e significado da árvore de Natal
História e significado da árvore de Natal

A tradição da árvore de Natal vem dos romanos, que celebravam em dezembro o nascimento não do Menino Jesus, mas do Deus Sol, que nascia junto com o solstício de inverno (21 de dezembro). A celebração festejava Saturno, o deus das colheitas, e por essa razão chamava-se Saturnália ou Saturninas, e as árvores eram decoradas com enfeites luminosos.

Remonta a esse tempo também, a tradição de enfeitar árvores para celebrar o nascimento do “Deus da Luz”, pois as árvores eram consideradas a ligação entre a Terra e o Céu, simbolizando a fertilidade e a continuidade da vida. A estrela no topo simbolizava o Deus Sol.

Consta-se que o primeiro registro da “Árvore de Natal” como hoje conhecemos vem da  Alemanha do século XVI, sendo já usado o pinheiro, adotado provavelmente pela alusão à Santíssima Trindade, devido à sua forma triangular. Dizem também que o Natal é simbolizado pela decoração de pinheiros, porque o pinheiro preserva o verde dos seus ramos mesmo no tempo mais frio e até com neve, e como tal representa a promessa da vida que se perpetua.

Já o uso das luzes, segundo a tradição cristã, teve início no século XVI, na Alemanha, com Martinho Lutero. Ao andar pela floresta, Lutero ficou impressionado com os pinheiros cobertos de neve, iluminados pelas estrelas do céu. Imagem que reproduziu em sua residência ao adornar uma árvore com luzes no dia de Natal. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos familiares a cena que havia visto na floresta.

Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida, as bolas coloridas simbolizam os “frutos” da vida.  Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza. Na cultura cristã, as árvores foram ficando cada vez mais decoradas, as estrelas simbolizando a Estrela de Belém, as velas simbolizando a luz de Cristo e as rosas em homenagem à Virgem Maria.