Artigos

Confraternização Natalina

21/12/2019
Confraternização Natalina

Na manhã ensolarada do dia 17 de dezembro de 2019,o Auditório do Hotel Jatiúca engalanou-se para receber dezenas de economistas, empresários, convidados especiais para se comemorar a Confraternização Natalina capitaneada pelo presidente do Corecon/AL, Marcos Antônio Moreira Calheiros, líder inconteste dos discípulos de Keynes em todo o quadrante alagoano.Diga-se, de passagem, a festa fora coroada de sucesso quer pelo número de presentes, quer pelo espírito natalino que contaminou a todos.A cobertura jornalística ficou a cargo competente jornalista da Tribuna Independente Edmilson Teixeira, filho da bucólica Capela.

Naquela ocasião, com a aquiescência do presidente da autarquia saudei a deputada estadual Fátima Canuto por ter sido recipendiária do Prêmio Mulher Economista do Ano. Filha do saudoso deputado Rubens Canuto que deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar. Forte candidata à Câmara Alta do País nas próximas eleições. Suas bases políticas estão fincadas no município do Pilar onde seu filho Renato Resende exerce as funções de alcaide.

Naquela oportunidade, fora entregue o Prêmio de Economia cuja Comissão presidi. E, por isso, as vitoriosas foram: Silvia Cardoso Ferreira ( primeiro lugar),Maria Larissa Nunes ( segundo lugar), e, finalmente, Maria Isabel Souza que conquistou o terceiro lugar no certame promovido pelo Cofecon/Corecon. As duas instituições ajudam as economistas a conquistarem o mercado de trabalho no Estado de Alagoas como um todo.

Dentro da programação oficial, ouviu-se a bonita Palestra do Superintendente do Banco do Nordeste Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho que fez excelente explanação sobre o tema: “A atuação do BNB na Economia Alagoana”. Expôs a estatística da Casa Creditícia no âmbito estadual. Apresentou estatística norteando o desenvolvimento na nossa unidade federativa. Após sua Palestra, abriu às perguntas que foram respondidas à altura da seleta plateia. Inclusive, ocasionou debate salutar entre os economistas que lotaram o recinto.

Compareceram às solenidades as seguintes personalidades, a saber: engenheiro Roberto Torres, economistas Silvio Torres, Maurilio Procópio, Ivaldo Pinto, Cláudio Jorge, José Clailton Moreira Fernandes, advogado Arnaldo Calheiros, professor  Bulhões( oitentão), empresário Josivaldo Medeiros Lima, advogado do Corecon Eduardo Kersevani, ex-presidente do Corecon Denivaldo Targino, jornalistas, jurista Paschoal Savastano (acima de seu tempo), e outras personalidades que lotaram o Auditório do Hotel Jatiúca.

A Confraternização Natalina, por sua vez, serviu para reunir colegas, admiradores da categoria, e, principalmente, empresários que foram ouvir a Palestra do superintendente do Banco do Nordeste, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho. O BNB criado em 1952 pelo saudoso Getúlio Vargas, impulsiona o progresso e o desenvolvimento em toda região nordestina. Getúlio deixou marcas de um grande estadista a serviço deste Brasil que se destaca na América do Sul.

Imbuídos no espírito natalino, deve-se cantar “Então É Natal” da intérprete Simone: “ Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez”. O renascimento do Menino Jesus simboliza esperança, prosperidade, saúde, Paz, E, sobretudo, que o Deus todo-poderoso proteja a Pátria Verde –Amarela Brasil. Feliz Natal a todos que povoam Alagoas e a belíssima Ponta Verde.