Geral

Banda da Guarda diverte e encanta o público em 2019

07/12/2019
Banda da Guarda diverte e encanta o público em 2019

A banda da Guarda Municipal de Maceió finaliza mais um ano de apresentações e importante presença nas comunidades. Após oito anos desativada, em 2019 a banda está comemorando dois anos de reativação. Neste ano, foram realizadas mais de 70 apresentações em eventos promovidos pelos órgãos públicos e diversas comunidades.

A Banda da Guarda Municipal fez apresentações durante todo o ano de 2019. Fotos: Ascom Semscs.

A banda é presença garantida nas edições do Projeto Guarda Faz Escola, realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária  e Convívio Social (Semscs) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além disso, os músicos também fazem parte do Projeto Mundaú Lagoa Aberta, realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

A agenda da banda teve início no mês de fevereiro e todas as apresentações foram previamente agendadas por meio de ofícios enviados à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Os guardas também se apresentam individualmente em outros eventos.

Com o crescimento do reconhecimento da banda, ela vem sendo cada vez mais elogiada e solicitada pela população. Para fazer a solicitação, o interessado deve enviar um ofício para a sede da Semscs, localizada na Av. Alexandre Passos, s/n, bairro de  Jaraguá, para abertura do protocolo. O processo é enviado para a Inspetoria da Guarda Municipal, que analisa e responde ao solicitante.

“Todas as nossas apresentações são marcantes e satisfatórias. Mas, algumas foram mais marcantes como, por exemplo, as que foram feitas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na Associação Pestalozzi de Maceió”, revela o coordenador de Patrulhamento Escolar e responsável pela banda, inspetor Francisco Lamenha.

Finalizando o ano com um aproveitamento positivo, a banda já planeja como vai ser o ano de 2020. “Continuaremos os ensaios para aprimorar a técnica e o conhecimento musical dos músicos, para que possamos fazer maiores e melhores apresentações para o público. Além disso, estamos estudando a possibilidade de incrementar o estudo de iniciação musical para os servidores do município”, conta o inspetor.

O titular da Semscs, secretário Enio Bolivar, avalia o ano de forma muito positiva e construtiva. “Foi um ano de várias realizações e afirmações da banda como uma das forças de representação da Guarda Municipal de Maceió, como serviço de qualidade e entretenimento para os cidadãos, fortalecendo a relação entre os diversos órgãos da administração municipal e com a sociedade. Com um repertório eclético, indo do popular ao erudito, os nossos guardas que compõem a banda estão cada vez mais se capacitando para servirem, com dedicação e oferecendo o seu melhor”, ressalta.