Alagoas

Ângela Garrote faz pronunciamento contra MP 905 que extingue registro profissional para jornalistas

04/12/2019
Ângela Garrote faz pronunciamento contra MP 905 que extingue registro profissional para jornalistas

Deputada Ângela Garrote

A medida provisória (MP) 905 encaminhada ao Congresso Nacional pelo Governo Federal foi tema do pronunciamento da deputada Ângela Garrote (PP), durante a sessão ordinária desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. Para a parlamentar a medida, que entre outras ações extingue o registro profissional dos jornalistas, ataca frontalmente a democracia. “Hoje venho a esta tribuna, mais uma vez, para defender uma categoria de fundamental importância para a sociedade, e que tem sofrido ataques gravíssimos, através da MP 905, que extingue o registro profissional dos jornalistas e retira uma série de direitos de todos os trabalhadores”, declarou Garrote.

Ela observou que os jornalistas são profissionais preparados para falar sobre um pouco de tudo. “Seja no rádio, na TV ou nos portais de notícias, é deles a responsabilidade de nos mostrar a verdade dos fatos com informações qualificadas”, destaca a deputada, ressaltando que, por conta das redes sociais, diante de tantas fakes news e da facilidade na fabricação de fatos, o jornalismo se faz mais importante do que nunca.

“Ser contra o jornalismo é o mesmo que ser contra o Estado Democrático de Direito. E, neste caso, se faz necessário recorrer ao que Karl Marx pensava: sem a liberdade de imprensa, as outras liberdades são ilusórias”, argumentou Ângela Garrote, apelando aos pares para que se unam não só em defesa dos jornalistas, mas principalmente na defesa da Democracia. “Esta não é a primeira e nem será a última vez que usarei do meu mandato para defender a classe trabalhadora, travarei qualquer batalha, quantas vezes foram necessárias para que os profissionais alagoanos sejam respeitados e valorizados”, se comprometeu a deputada.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) considerou a MP 905 uma involução, disse que comunga de mesma opinião da colega de plenário e se colocou a disposição na luta em defesa do reconhecimento dos jornalistas em todo o País. “Essa MP 905 é um grande absurdo. O jornalista tem uma importância muito grande na informação e na formação (da opinião pública). Com essa MP o Governo Federal acaba com o profissional de jornalismo no Brasil”, afirmou o parlamentar.