Geral

Alunos do Ifal Palmeira garantem medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Alagoana de Química

21/12/2019
Alunos do Ifal Palmeira garantem medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Alagoana de Química

Sexta-feira de bastante alegria e emoção para estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios. Hoje, 20, foi realizada no auditório do campus Maceió a solenidade de premiação dos alunos participantes da Olimpíada Alagoana de Química (OALQ) em 2019. A OALQ faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como missão promover e disseminar os conhecimentos da área de química em Alagoas pela promoção, incentivo à participação e premiação.

Na “modalidade A” destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio foram conquistadas uma medalha de prata (Ewerton Barboza), duas de bronze (Elisa Ferreira e Jonas Tavares) e duas menções honrosas (Pedro Henrique Cazuza e Suzana Ribeiro). Já na “modalidade B”, voltada a alunos do 2º ano, o campus Palmeira conquistou três menções honrosas (Alex Gomes, Klébia dos Santos e Maria Eduarda Costa). Por fim, na “modalidade C”, exclusiva para discentes do 3º ano do nível médio, mais uma grata surpresa: um ouro (Annaliz Araújo), duas pratas (Felipe Sotero e Paulo Victor Pereira), e um bronze (Thaynara Pereira).

É cultura do Instituto incentivar seus alunos a participarem das olimpíadas do conhecimento, como forma de motivá-los nas disciplinas e serem reconhecidos por isso. O professor de Química e coordenador da Formação Geral, Carlos Jonnatan Pimentel, ainda ressalta que essas competições servem para melhorar o currículo do alunado.

A gente sempre procura incentivar os alunos a participarem das olimpíadas, falando da importância para o currículo deles e também como forma de testar os seus conhecimentos. Para os alunos aprovados nas seletivas foram oferecidas aulas extras como forma de preparação”, diz o docente, que se sente bastante orgulhoso e feliz em ver o trabalho realizado durante o ano revertido em premiações para os alunos.

Este é o segundo ano consecutivo que a aluna do 3º ano de Edificações, Annaliz de Araújo, é medalhista de ouro na OALQ. Ela que sonha em fazer Medicina, não mede esforços quando o assunto é estudar. “Este ano, foquei em Ciências da Natureza, tanto que consegui premiação na Olimpíada de Ciências. Tive professores que me auxiliaram nesta conquista do meu 1º ao 3º ano: Leonardo Vieira, Márcio Lopes e Carlos Jonnatan. São profissionais sensacionais que me ajudaram e me incentivaram. Foram primordiais nessa conquista”, diz.

Para o próximo ano, é pretensão dela se inscrever em um projeto de pesquisa e focar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “As olimpíadas me ajudam muito neste caminho, por isso quero continuar participando. Além disso, pretendo fazer uma pesquisa científica na área de Química e um projeto de iniciação científica pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”, detalha a garota sobre seus planos.

Diferentemente de Annaliz, esta é a primeira vez que Felipe participa da OALQ e logo de cara uma medalha de prata! “Para a preparação, reservei tempo de estudo em casa durante algumas semanas, focando nos assuntos específicos cobrados. Gostei da prova e achava que havia me saído bem, de certa forma, mas, mesmo assim, a prata foi uma grande surpresa e alegria. Não posso deixar de agradecer ao professor Márcio Lopes, que me incentivou bastante e fez eu me apaixonar mais por Química durante este ano”, elogia o garoto.