Geral

Rui Palmeira destaca investimentos e melhorias na Educação de Maceió

13/11/2019
Rui Palmeira destaca investimentos e melhorias na Educação de Maceió

Rui Palmeira vistoria a Escola Kátia Pimentel Assunção
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com estruturação das escolas da Rede Municipal de Ensino, merenda de qualidade, incentivo a leitura e capacitação docente, a Prefeitura de Maceió segue avançando no desempenho escolar, o que já foi constatado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Calculado de dois em dois anos, o Ideb cruza informações de desempenho dos alunos em avaliações nacionais de Língua Portuguesa e Matemática. Na última avaliação, em 2017, Maceió alcançou a nota 5.

A capital superou a média projetada para 2017 que era de 4.8 e se consolidou entre os quatro melhores resultados das capitais do Nordeste. O crescimento da nota no Ideb é comemorado pelo prefeito Rui Palmeira.

“Maceió nunca tinha alcançado a meta estipulada pelo Ministério da Educação. No último Ideb, conseguimos alcançar e ultrapassar a meta nos anos iniciais. Maceió foi a capital brasileira que mais cresceu. Antes, a nossa capital disputava o último lugar, hoje ela está na 4ª posição, inclusive ultrapassamos Recife”, pontuou, acrescentando que a Prefeitura firmou mais uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que é a plataforma Busca Ativa, com o objetivo de buscar alunos que estão fora da sala de aula.

Para o gestor, os resultados positivos são respostas ao esforço do Município. “Quando assumimos em 2013, buscamos parcerias como a do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, e o Instituto Ayrton Senna, e foram projetos com ótimos resultados. Também investimos na infraestrutura, com construção, reforma em escola e entrega de áreas para prática esportiva. Ainda teremos várias entregas este ano com recursos próprios”, afirmou o prefeito.

Palmeira falou, ainda, sobre o trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), liderado pela gestora da pasta, Ana Dayse Dorea. “As melhorias são resultados de todo esforço dos nossos servidores, que abraçaram a nossa forma de trabalhar. A gente tem uma secretária extremamente comprometida e que montou uma equipe competente. O bom resultado no Ideb mostra que o trabalho está sendo feito de forma certa e continuamos com todo esforço para a Educação avançar ainda mais”, ressaltou o prefeito.

Outro investimento importante é a construção dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), espaços que recebem crianças de até 5 anos e 11 meses. O prefeito destacou que nesses sete anos foram inaugurados 15 novos Cmeis. “A gente busca, com esforço, levar esses equipamentos para todas as áreas de Maceió”, disse. Os espaços foram construídos por meio de financiamento federal com contrapartida do Município, com o uso de recursos próprios.

Investimento em estrutura

Parte fundamental no crescimento dos índices de avaliação está a estruturação das unidades de ensino da Rede Municipal. A Prefeitura de Maceió realizou grandes reformas em 13 escolas da Rede Municipal de Ensino, com estrutura que atende às exigências do Ministério de Educação (MEC).

Além disso, fortalecendo o ensino e o convívio social, ganha destaque a reestruturação das quadras poliesportivas. Este ano, já foram entregues cinco quadras. Outras cinco estão com as obras em fase de conclusão, além de um ginásio poliesportivo.  Esses espaços, além de fundamental para o currículo escolar, funcionam como instrumento de promoção de saúde, de desenvolvimento social e garantem que os estudantes passem o maior tempo possível na escola.