Geral

Natal dos Folguedos traz espetáculo de projeção mapeada neste sábado

30/11/2019
Natal dos Folguedos traz espetáculo de projeção mapeada neste sábado

O Natal mais nordestino e colorido do Brasil prossegue neste sábado, a partir das 17h, na Praça Multieventos, na Pajuçara. A celebração, que segue até este domingo (1), resgata a magia dessa época do ano, reunindo a diversidade da cultura popular com um espetáculo de projeções mapeadas  – um dos momentos mais esperados do evento – e o melhor da gastronomia local.

Projeção mapeada faz uma homenagem à cultura popular alagoana. Foto: Neno Canuto

As  projeções mapeadas serão apresentadas como um diferencial do Natal dos Folguedos 2019, onde serão exibidos vídeos com diversas cenas em animação da cultura alagoana e também com um Papai Noel de férias em Maceió, conhecendo a cultura local e curtindo os atrativos do destino.

Ainda no local,  a Secretaria Municipal de Turismo, de Esporte e Lazer (Semtel) estará com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel para apresentar os principais atrativos da capital alagoana aos turistas que visitam Maceió.

Depois deste fim de semana, a programação retornará nos dias 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro. Já as projeções mapeadas, serão exibidas sempre aos sábados, nos próximos dias 14 e 21 de dezembro.

De acordo com o gestor da Semtel, Jair Galvão, o Natal dos Folguedos tem crescido a cada ano e se tornado uma das festas mais aguardadas pelos turistas e maceioenses. “O Natal dos Folguedos deste ano trouxe ainda mais atrativos e ações inovadoras – como é o caso da projeção mapeada, que resgata a importância da cultura local e traz um efeito lúdico para programação. A cada ano, a festa tem se consolidado como um dos eventos mais aguardados pelo turistas e reforçado o potencial do destino Maceió, sendo uma opção de experimentar em um mesmo lugar, cultura, gastronomia e nossa belezas naturais”, destacou.

O Natal dos Folguedos é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca Cola.

Iluminação Natalina

A iluminação natalina da cidade já é uma das maiores referências do período. Elementos tradicionais do Natal se unem a figuras do imaginário popular e ornamentam praças, postes e coqueiros, com destaque para espaços transformados em cenários de fantasia, um túnel iluminado e uma árvore com milhares de luzes, instalada no corredor Cultural Vera Arruda, em Jatiúca.

Nativos e turistas se encantam e aproveitam os cenários do Natal dos Folguedos. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Papai Noel de férias em Maceió

O Papai Noel Noel desembarcou em Maceió para curtir um Natal que celebra as tradições da cultura nordestina, com pé na areia, chapéu de Guerreiro e roupa de verão. Essa releitura, não poderia ser diferente, já que Maceió esbanja cultura e possui um clima tropical maravilhoso para passar as férias. O bom velhinho trocou o frio do Polo Norte, pelo marzão de águas mornas e areia fininha que só a capital alagoana proporciona. Durante a festa, o Papai Noel recebe turistas e Maceioenses em sua casa de praia com uma decoração especial e diversas vestimentas natalinas.

Papai Noel de férias em Maceió um dos diferenciais do Natal dos Folguedos. Foto: Cláudia Leite/ Ascom Semtel

Gastronomia alagoana 

A feira gastronômica já é marca registrada do Natal dos Folguedos e reúne bares e restaurantes que oferecem vários pratos típicos da culinária alagoana. Sabores que vão do litoral ao sertão e trazem um mistura bem encontrada da gastronomia brasileira e internacional. Tudo isso com pratos no valor especial de R$ 15.

Vila Gastronômica traz pratos com ingredientes regionais. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

Artesanato

O artesanato genuinamente alagoano também faz parte da programação do Natal dos Folguedos. No espaço, há uma exposição com peças em filé,  crochê, madeira, bonecas de pano, biscuit, entre outros. O artesanato local, um dos símbolos da cultura alagoana, vem sendo destaque em vários segmentos da economia criativa e encantando pessoas do mundo todo. São criações cujas técnicas são passadas de geração em geração, com características marcantes e com uma rica diversidade de cores e formas. Com certeza é uma boa pedida para garantir o presente da família ou uma lembrança de Maceió!

A programação também conta com exposição de artesanato local. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

Programação 

O Natal dos Folguedos conta com uma programação cultural com artistas locais em apresentações abertas ao público. Grupos culturais, cantores e bandas de diversos estilos animam a orla de Maceió e a garantem a animação durante as noites do evento. De atrações infantis, passando pela música popular, o Natal dos Folguedos recebe também a presença de vários corais que entoam temas natalinos

Confira  a programação deste fim de semana: 

Cultural

Sábado – 30 /11

Projeção Mapeada

Coco Ganga Zumba

Pastoril Nossa Senhora Mãe dos Homens

Coco de Roda Catolé

Boi Cobra Negra

Chegança Silva Jardim

Camerata Ero Dictus

Coco de Roda Xique Xique

Eliezer Setton

Domingo – 01/12

Coco de Roda Reis do Cangaço

Pastoril Estrela Dourada

Boi Diamante

Coco de Roda Barreiros de Alagoas

Banda Cazuadinha

Pastoril Estrela de Belém

Quadrilha junina Luar do Sertão

Luiz de Assis

Musical

Dia 30/11

Camerata Ero Dictus
Eliezer Setton

Dia 01/12

Banda Cazuadinha
Luiz de Assis