Alagoas

Governo de Alagoas dá início às comemorações do Mês da Consciência Negra

14/11/2019
Governo de Alagoas dá início às comemorações do Mês da Consciência Negra

Até o dia 20 de novembro acontecem em Maceió e em União dos Palmares diversas ações

Na manhã de hoje (14), o Governo de Alagoas iniciou as comemorações do Mês da Consciência Negra. O dia foi marcado com a inauguração da implantação e pavimentação do acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares. Durante a ocasião aconteceu a apresentação da Orquestra de Tambores e uma corrida na estrada agora inaugurada.

A Superintendente de Diversidade e Identidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) esteve presente durante na solenidade, representando a titular da pasta, Mellina Freitas. “Mais um ano realizamos diversas ações alusivas ao mês da Consciência Negra. É um período muito importante para refletirmos sobre liberdade e estarmos mais mergulhados na cultura e preservação desse patrimônio que é a Serra da Barriga”, disse Perolina.

Como forma de encerrar o dia de comemoração, a Secult, através do projeto Cultura Para Todos, leva até o município de União uma programação musical que conta com as apresentações de Vibrações, Solange Almeida, Peruano e Forrozão das Antigas. O evento é gratuito e acontece a partir das 21h.

Mais ações

Até o dia 20 de novembro acontecem em Maceió e em União dos Palmares diversas ações. O projeto “Vamos Subir a Serra”, direcionado à comunidade negra e a sociedade em geral, leva a reflexão do episódio histórico da luta pela liberdade no solo sagrado do Quilombo dos Palmares.

Com mais de 30 ações, o projeto evidencia a temática étnico-racial de forma plural, levando a interação e o pertencimento através de seminários, palestras, shows, oficinas e muito mais.

Até 17 de novembro, na Praça Multieventos, na Pajuçara, em Maceió; acontece a primeira etapa do projeto. No dia 19, as atividades acontecem na Serra da Barriga e encerrando o evento, a Mostra Quilombo de Cinema Negro, dos dias 20 a 22, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.

Integrando a programação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realiza o 4º Festival Quilombola, que celebra a gastronomia afro-brasileira. O evento acontece entre os dias 14 e 17, das 17h às 22 horas, na Praça MultiEventos, na praia de Pajuçara, em Maceió.

Durante o evento o público poderá provar 20 pratos de 20 restaurantes diferentes. Acarajé, Erêmin Dayó, Bobó, Olóómi, Tabuleiro da Baiana e Assado com Farofa Xapanã são algumas das delícias que serão servidas ao público, todas no valor fixo de R$ 15 cada. A entrada é gratuita e o festival contará com apresentações artísticas e culturais.

As atividades recepcionam a data 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, onde acontecem os tradicionais ritos na Serra da Barriga, em União dos Palmares.