Artigos

Escolas Econômicas

02/11/2019
Escolas Econômicas

Professor Luiz Alberto Machado (0205Mackenzie), a convite do dinâmico presidente do Corecon/AL), Marcos Antonio Moreira Calheiros), lançou seu majestoso livro no Auditório do Hotel  Jatiúca intitulado ( Viagem Pela Economia), na presença de dezenas de economistas que prestigiaram o evento de sua importância à categoria como um todo.Diga-se, de passagem, fez brilhante explanação a respeito da obra que satisfez a gregos e troianos.

Naquela alvissareira oportunidade, fiz a apresentação do compêndio econômico e, por conseguinte, dissequei a dissertação feita pelo renomado mestre. E, portanto, deixei-o satisfeito com a minha fala em prol do autor.Trata-se da história das Escolas Econômicas que muito contribuíram para o Pensamento Econômico contemporâneo.

No Sumário, o escritor-acadêmico dividiu em capítulos a sua forma de explanar o título de sua obra. E, portanto, vê-se no âmbito dos questionamentos as características das principais teorias que nortearam as práticas econômicas daquela época.

E, sendo assim, vê-se Breve viagem pela história do pensamento econômico, a saber: Notas de viagem; Primeira etapa da viagem; Conexão; Segunda etapa da viagem e Possibilidades da baldeação.No Capítulo II – Pensamento econômico antigo, ressaltou Quesnay e os filósofos; Adam Smith e a riqueza das Nações; A extraordinária contribuição de David Ricardo ( clássico); Malthus e o alerta demográfico; Jean-Baptiste Say e a Lei dos Mercados.

No Capítulo III – Transição entre o pensamento econômico antigo e o pensamento econômico moderno – enfatizou  as Considerações preliminares; Os socialistas utópicos ( ou pré—marxistas); Stuart Mill e o utilitarismo. Em seguida, vê-se no Capítulo IV – Pensamento econômico moderno – com abordagem em Karl Marx e a contestação do capitalismo; Jevons, Menger e Walras e a Revolução Marginalista; Alfred Marshall e a Escola Neoclássica; Max Weber e a Escola Institucionalista Alemã; Keynes e os keynesianos.

Por outro lado,no Capítulo V – Pensamento econômico contemporâneo – o autor trouxe à tona diversos expoentes a saber: Schumpeter, o empreendedorismo e a destruição criativa ; Hayek e a Escola Austríaca; Lionel Robbins e a metodologia da economia;Raúl Presbisch e a contribuição da Cepal; O questionamento de Georgescu-Roegen; Milton Friedman e a Escola de Chicago; A fina ironia de John Kenneth Galbraith; James Buchanan e as escolhas públicas;  Douglass North e o neoinstitucionalismo; Gary Becker e as diferentes aplicações de métodos econômicos; Robert Lucas e as expectativas racionais; Joseph Stiglitz e a visão novo-kenesiana; John Nash e a Teoria dos Jogos; Amartya Sen e a nova concepção de desenvolvimento; Daniel Kahneman e a Economia Comportamental e, finalmente, Howkins, Florida a Economia Criativa.

Nas Notas finais, por sua vez, encerra a Viagem pela Economia de forma conclusiva.E, nesse sentido, Mestre Luiz Alberto Machado sentencia: “ Evidentemente, essa jornada não cobriu todos os grandes pensadores e, seguramente, haverá quem questione a ausência de Thorstein Veblen, um Piero Sraffa, uma Joan Robinson ou um capítulo específico de sua teorizacão até os dias de hoje. É um risco que qualquer autor que se proponha a um empreitada como esta tem de correr”.Dir-se-á sem medo de errar: trata-se, portanto, de uma obra à altura das Escolas Econômicas definidas como legado deixado às novas gerações.E, sendo assim, completa a historicidade econômica sem nenhum desvio de conduta do autor. Felicito-o pela iniciativa e, ao mesmo tempo, espero novos empreendimentos-acadêmicos.