Variedades

Alunos do Sesi Inspira têm aula sobre alimentação saudável

19/11/2019
Alunos do Sesi Inspira têm aula sobre alimentação saudável

Saúde e alimentação saudável andam juntas. Foi o que os alunos do programa Sesi Inspira aprenderam durante as aulas do Cozinha Brasil, realizadas na Vila Olímpica Albano Franco, na Cambona. “Eu gostei muito porque eu aprendi a comer os alimentos certos, que eu não sabia”, disse Fernanda, de 9 anos.

Rafael, de 14 anos, está mais consciente sobre como se alimentar bem e evitar desperdícios. “Aprendi a reaproveitar os alimentos”, afirmou. Esequiel, 12, também ficou empolgado com o curso. “Eu achei legal, bom. Ensina às crianças receitas novas e o que se pode fazer com cascas de frutas que o povo joga no lixo, mas pode reaproveitar. O que aprendi, hoje, vou falar pra minha mãe”, revelou.

Esse é um dos objetivos do programa do Sesi: ajudar a melhorar as vidas de crianças e adolescentes que moram em comunidades no entorno do Vila Olímpica. Por isso, suas atividades também envolvem as famílias.

No final de outubro, o curso do Cozinha Brasil foi oferecido aos adultos. “O programa Sesi Inspira visa, entre outras ações, o cuidado com a saúde de seus alunos e seus responsáveis, por isso, realizamos o curso em duas etapas sendo a primeira com os pais e a segunda com os filhos”, explica a pedagoga do Sesi Silvia Andrea.

Isso é possível graças a uma rede de voluntários do Sesi e do Senai, que se dedicam a esta ação social coordenada pela Área de Desenvolvimento Socioambiental do Sistema Fiea. Nele, os jovens têm aulas de reforço escolar e de robótica, praticam esportes, além de receberem palestras, educação alimentar, mini-cursos, acompanhamento psicossocial e avaliação antropométrica.

Durante as aulas na Vila Olímpica, os alunos aprenderam a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; a aproveitá-los integralmente, reduzindo o desperdício; a preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes; e a consumir alimentos em quantidade e condições de higiene adequadas.

“Não podemos deixar de destacar que o sucesso do curso Cozinha Brasil se deve à didática e organização da nutricionista do Sesi, Marta Alice, e da auxiliar Girleide Vasco, que transmitem o conteúdo com objetividade e entendimento”, acrescentou Silvia Andrea.