Geral

Alunos da Rede Municipal observam minieclipse no planetário de Arapiraca

12/11/2019
Alunos da Rede Municipal observam minieclipse no planetário de Arapiraca

Alunos da Escola 31 de Março participaram hoje (11) da observação do trânsito de Mercúrio, fenômeno que só vai acontecer 13 vezes este século. A observação foi comandada pelo Professor, Edson Cavalcante, e pelo Diretor do Planetário Municipal Jhonatan David das Neves.

Trânsito planetário acontece quando um planeta passa entre o observador e o seu sistema solar. No caso entre a terra e o sol. De tempos em tempos, Mercúrio e Vênus passam na frente do disco solar e podemos observar isso daqui. Como os dois planetas ficam entre a Terra e o Sol, é natural que isso aconteça, mas são necessárias condições especiais de inclinação das órbitas. Por isso, esses fenômenos não são tão comuns.

O evento é conhecido como ‘minieclipse’ porque o posicionamento do planeta não é suficiente para bloquear toda a luz da estrela.

O trânsito de Mercúrio acontece com mais frequência, entre 13 e 14 vezes a cada 100 anos.

Esse foi o quarto do século e o próximo será em 2032.

Já o Trânsito de Vênus é mais raro e só ocorre em intervalos de mais de 100 anos, o último aconteceu em 2012 e próximo acontecerá apenas em 2117.

Professor, Edson Cavalcante, com o Filtro de Proteção Ocular usado para evitar lesões

Hoje Mercúrio passou entre a terra e o sol. Os alunos fizeram a observação através de um telescópio com proteção de filtro ocular.

Em Alagoas apenas 3 locais realizaram atividades voltadas para o Trânsito do plane: o Planetário de Arapiraca, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas e o Observatório Genival Lima Leite, em Maceió.

É importante lembrar que olhar diretamente para o sol pode causar lesões graves e permanentes.

Para observar fenômenos desse tipo o ideal é procurar um local especializado, como o Planetário Municipal.

O Planetário de Arapiraca fica na Perucaba e funciona de segunda a sexta, das 8h às12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h30.

Telefone para agendamentos: 99827-3033