Artigos

“Dia do Nordestino”

10/10/2019
“Dia do Nordestino”

Comemora-se nesta data( 8/10) , o Dia do Nordestino, apenas lembrado em nossa Região. O pedantismo de  alguns idiotas que residem em Centros evoluídos,( inclusive já existiu movimentos para separação em 2 Brasís ), mostra a disposição de Grupos ostís ao nosso povo bom, hospitaleiro, honesto e trabalhador. Somos, ao contrário , solidários, compreensivos, generosos e costumamos , mesmo ingenuamente, prestar homenagens, prestigiar e reverenciar pessoas, datas e Eventos estranhos ao nosso torrão, sem o devido retorno. Um exemplo: O dia em que se comemora o Padroeiro do Rio de Janeiro : São Sebastião !. Este articulista, em mais de uma oportunidade, se deslocou àquela Cidade ( antes Maravilhosa e reduzida quase ao pó por desastrosas administrações), para os festejos deste Milagroso Santo.

Contudo, a despeito das investidas e das humilhações que às vezes sofremos quando estamos a passeio ou negócio lá fora, permanecemos firmes, bravos, altaneiros, fazendo jus ao que disse o grande Euclides da Cunha, porque somos antes de tudo FORTES. A  propósito, volto a registrar um episódio no Aeroporto de São Paulo, onde uma Senhora idosa , viu-se forçada a embarcar sozinha para Maceíó, sem qualquer assistência da Cia. Aérea escolhida, sob chuva, subindo os degraus da Escada móvel ,porque a proteção que conduz o passageiro à Aeronave, coberta e sem escadas,  foi cedida a um outro vôo para o Sul do País, beneficiando passageiros privilegiados !… O Avião que transportava Sulistas, em sua maioria, recebeu tratamento diferenciado !…

  Como sou bairrista e Nordestino da “ Gema”, não vacilo em defender esta Região geralmente esquecida pelos Governos da República, embora sempre “ouvida” e “consultada” às vésperas de eleições. A Representação Parlamentar dos Estados Nordestinos com assento nas  duas Casas do Congresso, bastante significativa, se unidas fossem, teríamos, decerto, uma nova situação sócio-econômico-cultural apreciável. Vejo ocasião para trazer á lume um fato que não foi amplamente divulgado á época, talvez por conveniências políticas do momento. Passou-se no Governo progressista de Juscelino. Parlamentares do Rio Grande do Norte, em Audiência concedida no Planalto, sem cor partidária, solicitaram a execução de um Projeto importante para o Estado Potiguar, com reflexos extraordinários, abrangendo uma área de  enorme significado para a economia local. Condicionou seu apoio se o pleito fosse atendido. 

Sua Excelência, um bom Mineiro de saudosa memória, honrando os votos recebidos e o apoio que obtinha da Bancada Governista e esquecendo as críticas e os ataques que lhe eram dirigidos pela oposição da referida Unidade Federada, utilizando-se  da inteligência e do senso de humor que lhe era peculiar, arrematou: “ OS SENHORES QUANDO BRIGAM EM SEU ESTADO PELA CATA DE VOTOS, ESTÃO SEMPRE SEPARADOS E IRREQUIETOS. ENTRETANTO, NO INSTANTE EM QUE BUSCAM MELHORIA PARA O RIO GRANDE DO NORTE, UNEM-SE. “  Parabens, declarou o Presidente. Permaneçam com este elogiável propósito. Que este exemplo contamine os Representantes da brava gente nordestina, No Congresso Nacional.