Geral

Vida Nova nas Grotas faz mais de 1.300 atendimentos no Jacintinho

26/09/2019
Vida Nova nas Grotas faz mais de 1.300 atendimentos no Jacintinho

O programa Vida Nova Nas Grotas esteve em mais uma comunidade de Maceió nesta quinta-feira (26), com ações desenvolvidas por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ao todo foram realizados 1.331 atendimentos na Grota São Rafael, no bairro Jacintinho.

As atividades foram iniciadas às 8 horas, com aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV, além de vacinas para atualização do calendário de imunização. “O programa também passou informações, por meio de palestras, sobre saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis e controle do Aedes aegypti”, explicou a assessora técnica da Gerência de Atenção Primária da Sesau, Elma Liliane de Araújo.

A técnica do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis Simone Mazoni, ressaltou a importância do trabalho de orientação para conscientizar jovens e adultos sobre a necessidade do uso de preservativos nas relações sexuais. Um cuidado que, segundo ela, precisa ser observado para barrar o aumento de casos de Aids e sífilis em Alagoas.

“Além das orientações à população sobre a importância do uso dos preservativos, realizamos testes rápidos para detectar as infecções, uma vez que o diagnóstico precoce é imprescindível para assegurar o tratamento em tempo oportuno”, enfatizou a psicóloga.

Durante a ação, a jovem Naiara Silva foi avaliada pelo odontólogo da Sesau, Eraldo Andrade, que a encaminhou para tratamento de forma gratuita pela Universidade Tiradentes. “Aprender, também, sobre a prevenção de diversas doenças e vou agora iniciar um tratamento odontológico”, disse Naiara.

Já Iris Oliveira aproveitou a oportunidade para atualizar o próprio calendário vacinal e o do filho. “Fui vacinada contra hepatite e tríplice viral e o meu filho recebeu todas as vacinas próprias da idade”, ressaltou.