Geral

Prefeito realiza abertura de mais uma edição dos Jogos Escolares de Arapiraca

10/09/2019
Prefeito realiza abertura de mais uma edição dos Jogos Escolares de Arapiraca

Serão 16 dias de competições, englobando pouco mais de 4 mil alunos e 800 jogos (Fotos: Samuel Alves)

A euforia tomou conta dos quatro cantos do Ginásio Municipal João Paulo II, e, na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Rogério Teófilo declarou aberta a maior competição estudantil do Agreste do Estado de Alagoas, a XXI edição dos Jogos Escolares de Arapiraca (Jear).

Das lembranças do antigo Jogos da Primavera, às homenagens ao professor Laerte, um dos precursores das competições em Arapiraca, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), abriu as atividades com muita música, arte circense e apresentações artísticas.

A Banda Marcial da Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foi quem deu o pontapé inicial, e aos sons dos taróis, bumbos, cornetas e pratos ecoou no templo dos esportes os principais hinos olímpicos para que os desbravadores da chama pudessem acender a pira dos Jogos Escolares.

Para Teófilo, anfitrião dos atletas, essa é a edição do torneio da paz, amizade, espírito esportivo e respeito ao próximo.

“Esse é o evento de confraternização e saúde. Uma competição que vem recorrente há anos e tem revelado joias arapiraquenses para o mundo. Temos exemplos recentes que hoje estão ganhando as pistas de atletismo, campos de futebol, quadras de tênis, etc.. Que muitos outros possam surgir nos nossos Jogos Escolares e alcem voos maiores”, destacou o prefeito em tom solene e participativo.

Os alunos da Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha deram um show a parte, e do alto do tecido acrobático encantaram a todos que se faziam presentes no Ginásio João Paulo II.

Malabares, diabolôs e equilibrismo também foram postos à prova durante a apresentação.

Se por um lado as estripulias circenses chamaram a atenção, o encanto da dança contemporânea dos meninos e meninas da Escola de Ensino Fundamental Ursulino Malaquias de Almeida, do bairro Jardim das Paineiras, fez o público vibrar de emoção e alegria.

E como já é de praxe, os jurados escolheram os membros da corte arapiraquense dos Jogos Escolares de 2019.

Mariana Eliza, da Escola Santa Isabel, foi eleita a princesa, Emanuele Pereira e Fábio Emanuel, ambos da Escola Senador Rui Palmeira, completaram a coroa como rainha e rei, respectivamente.

As tabelas e locais de competições estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Arapiraca.