Geral

Número de atendimentos no Hospital de Emergência do Agreste crescem 27%

05/09/2019
Número de atendimentos no Hospital de Emergência do Agreste crescem 27%

O número de atendimentos registrados no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, apresentou um aumento de 27% entre janeiro e agosto deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2018. Enquanto nos primeiros oito meses do ano passado foram registrados 33.349 atendimentos, neste ano já foram atendidas 42.446 pessoas.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub), vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Ainda de acordo com os dados apresentados, do total de atendimentos registrados este ano, 6.425 ocorreram em consequência de acidentes no trânsito, sendo 5.697 por traumas provocados por quedas e colisões de motos.

Os números revelam, ainda, que no mesmo período do ano passado, do total de atendimentos, 7.475 ocorreram em razão de acidentes de trânsito, sendo 6.428 por quedas e colisões de motos. O estudo aponta, também, que a maior parte das vítimas é de jovens do sexo masculino, com idade entre 20 e 29 anos.

Uma situação que, segundo a coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, é reflexo da ausência do uso de capacete e do consumo de bebidas alcoólicas. “Os dados apontam o grande poder de resolutividade de nossa unidade, mas, revelam, também, que a maioria destes atendimentos poderia ser evitada, caso os motociclistas utilizassem o capacete e não ingerissem álcool”, salientou.

O Hospital de Emergência do Agreste é a principal porta de entrada para atendimento em casos de traumas de Alta e Média Complexidade no interior de Alagoas. A unidade de saúde presta assistência especializada a pacientes oriundos de mais de 50 municípios alagoanos, além dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.