Geral

Ifal Palmeira oferta 256 para cursos técnicos gratuitos em Exame de Seleção

06/09/2019
Ifal Palmeira oferta 256 para cursos técnicos gratuitos em Exame de Seleção

Chegou o momento mais esperado para os milhares de estudantes que desejam concorrer a uma das vagas ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Nesta sexta, 06, foi divulgado o edital referente ao Exame de Seleção 2020.1. O campus Palmeira dos Índios oferta 256 vagas, destas 216 são para os cursos técnicos integrados, sendo 72 para Eletrotécnica, 72 para Edificações e 72 para Informática. Também estão abertas 40 vagas para o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet do dia 6 de setembro ao dia 6 de outubro. Os candidatos devem acessar o site www.exame.ifal.edu.br para preencher os dados e imprimir a guia com a taxa de inscrição, no valor de R$ 50. Os candidatos incluídos nos requisitos do edital relacionados à renda familiar e provenientes de escolas da rede pública podem pedir a isenção da taxa de inscrição até o dia 27 de setembro.

O curso técnico integrado vai garantir ao estudante o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Depois de finalizado, o estudante garante o certificado de ensino médio e já pode ingressar no mercado de trabalho. Para ingressar nesse tipo de curso, o requisito é que o estudante tenha concluído o ensino fundamental até a data da matrícula na instituição, prevista para o início de 2020. 

O curso técnico subsequente é voltado para quem já tem o ensino médio. Assim, o estudante vai ter a formação profissional e tecnológica escolhida e, ao fim do curso, terá o certificado que possibilitará o ingresso no mercado de trabalho. O requisito é que o candidato tenha finalizado o ensino médio até a data da matrícula, prevista para o início de 2020.

Realização das Provas

As provas estão marcadas para o dia 24 de novembro, um domingo, às 9h. De acordo com o edital, os portões serão fechados às 8h50. Os candidatos que chegarem depois desse horário não poderão entrar no campus para fazer a prova. Um requisito para ingressar na instituição é estar com um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de trabalho, documento de identidade (RG) ou carteira de Conselhos de Classe, Carteira Nacional de Habilitação ou Previdência Social.

Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de cor preta ou azul-escuro. O uso de calculadora, telefone celular, aparelho eletrônico ou relógio digital não será permitido.

O exame tem duração de três horas e 30 minutos. Os candidatos dos cursos técnicos integrados vão responder questões de Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades (Geografia e História). Já os candidatos às vagas dos cursos subsequentes devem responder questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Acesse o edital: exame.ifal.edu.br