Geral

Ação itinerante leva emissão gratuita do Bem Legal a terminais

10/09/2019
Ação itinerante leva emissão gratuita do Bem Legal a terminais

Ação itinerante da SMTT leva emissão gratuita do Cartão Bem Legal aos terminais de ônibus de Maceió. Foto: Ascom SMTT

Buscando maior aproximação com a população, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), segue desembarcando nos principais terminais de ônibus da capital com a ação itinerante de emissão do Cartão Bem Legal Cidadão. Nesta terça-feira (10), os moradores do Conjunto Eustáquio Gomes, na parte alta da cidade, foram contemplados com o serviço e puderam aderir gratuitamente a bilhetagem eletrônica.

Eliane Ferreira, moradora do Conjunto Jardim Saúde, aderiu a bilhetagem eletrônica. Foto: Ascom SMTT

Com a emissão do Cartão Bem Legal acontecendo aqui pertinho de casa, aproveitei pra vim fazer o meu. E todo o atendimento foi muito bom e bem rápido. Em cinco minutos eu já saí com o meu cartão em mãos. Agora vai ser mais prático e rápido pra embarcar no ônibus, já que não precisarei mais andar com dinheiro pros lugares. Aprovei essa ação e espero que mais gente, assim como eu, também venha e faça o seu Bem Legal”, contou a moradora do Conjunto Jardim Saúde, Eliane Ferreira.

O objetivo da ação itinerante é levar o serviço para as comunidades, possibilitando que os passageiros do transporte público urbano confeccionem, de forma gratuita, o bilhete eletrônico sem precisar sair do seu bairro e sem percorrer grandes distâncias até um dos postos oficiais do Bem Legal.

Moradora do Residencial Maceió I, Eleni Modesto fez o seu Cartão Bem Legal CIdadão. Foto: Ascom SMTT

Moradora do Residencial Maceió I, dona Eleni Modesto também aproveitou a ação itinerante para aderir à bilhetagem eletrônica. “Eu ia passando, vi que estava tendo a emissão gratuita e resolvi parar para adquirir o meu cartão. É muito legal que essa ação esteja acontecendo nos terminais de ônibus, pois é justamente por onde passamos todos os dias, sem contar que nem sempre temos tempo de ir num dos pontos de atendimento comuns”, relatou.

Titular da SMTT, Antônio Moura fala dos benefícios de possuir o Cartão Bem Legal. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para o gestor de transportes e trânsito de Maceió, Antônio Moura, essa ação itinerante é importante para aproximar a SMTT ainda mais da população. “A Superintendência está trabalhando para chegar junto dos maceioenses. Com essas ações itinerantes nos terminais de ônibus, temos conseguido atender um número maior de passageiros e levar mais gente para o transporte público urbano. Sem contar  a gama de benefícios oferecidos pela Prefeitura para quem utiliza o Bem Legal. É com o intuito de melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais praticidade, comodidade e segurança ao passageiro que a SMTT seguirá trabalhando”, frisou.

Benefícios do Bem Legal

Além de desfrutar de maior segurança e comodidade na hora do embarque, o passageiro que possui o Cartão Bem Legal Cidadão usufrui de diversos benefícios que são oferecidos pela Prefeitura de Maceió, como é o caso do Domingo é Meia, que permite que o usuário pague apenas metade da tarifa aos domingos. Já para quem pretende chegar ao seu destino final com menos paradas durante o trajeto, a SMTT disponibiliza as chamadas viagens semiexpressas. Atualmente, quatro linhas de ônibus realizam esse tipo de serviço na cidade.

Diversos benefícios são ofertados pela Prefeitura para quem possui o Cartão Bem Legal. Pei Fon/ Secom Maceió

A integração temporal também é outro benefício ofertado aos usuários do transporte público de Maceió que utilizam o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade. O serviço possibilita que o passageiro embarque em até dois ônibus, pagando apenas uma tarifa. Para que a vantagem seja desfrutada, é necessário respeitar o prazo máximo de até 90 minutos, que começa a ser contado a partir do momento em que o cartão passa no validador do primeiro veículo.

A Prefeitura também passou a disponibilizar viagens exclusivas para quem possui o Cartão Bem Legal. Ao todo, 16 linhas de ônibus já existentes ganharam novos horários para transportar os passageiros que possuem a bilhetagem eletrônica. O objetivo da iniciativa é proporcionar mais agilidade e praticidade na hora do embarque nos coletivos.

Como emitir o Bem Legal Cidadão

O Cartão Bem Legal é um serviço gratuito oferecido pela SMTT. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para confeccionar o Cartão Bem Legal Cidadão é necessário que os maceioenses apresentem o RG, CPF e o comprovante de residência. O cartão pode ser emitido gratuitamente nos postos localizados na Rua Buarque de Macedo, no Centro, na entrada do Conjunto Cleto Marques Luz, no bairro do Tabuleiro do Martins, na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, e ainda nas ações itinerantes da SMTT realizadas nos bairros e nos terminais de ônibus de Maceió.