Geral

Academia Maceió muda a rotina em bairros da cidade

09/09/2019
Academia Maceió muda a rotina em bairros da cidade

Os equipamentos são feitos em aço inoxidável, material resistente à maresia. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Fazer exercício em academias bem equipadas, ao ar livre, com instrutores especializados e praticamente de graça. Se você precisa de um empurrãozinho para sair do sedentarismo, essa é uma grande oportunidade. Localizadas na orla de Jatiúca e na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa, as Academias Maceió estão disponíveis para quem quiser colocar o corpo em movimento a um preço bem em conta.

Os dois espaços, construídos em uma base forrada com grama sintética, contam com aparelhos fixos para musculação, além de pesos, halteres e colchonetes. Os locais de treinamento são cercados por estacas de madeira ecológica e cabos de aço, assim como os bancos e as lixeiras. A iniciativa é da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria com o Banco Itaú.

As academias são abertas à população, que pode se inscrever por meio de doações de leite em pó e praticar exercícios sob a supervisão de servidores e estagiários da Prefeitura de Maceió. Há ainda a presença de instrutores cedidos pela faculdade Uninassau, por meio de uma parceria em que professores e alunos contribuem com o projeto.

“A Prefeitura continua investindo cada vez mais em equipamentos e serviços públicos que promovam o bem estar da população de Maceió, através de opções de lazer e da prática esportiva”, afirmou o gestor da Semtel, Jair Galvão,

O maquinário das Academias Maceió é composto por 600 kg de anilhas com estante anti-furto, halteres de diversos pesos e tipos, colchonetes, racks para auxiliar nos exercícios, além de equipamento específicos para cada atividade indicada pelos instrutores, como a prática de agachamentos, uso de pesos livres e barras olímpicas.

Para a inscrição é preciso levar RG, CPF e uma foto 3×4. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Para o secretário-adjunto do Esporte, Diogo Rebêlo, o alcance dos investimentos feitos no esporte pela Prefeitura de Maceió é imensurável e contribui diretamente com outros fatores de caráter social. “Uma vez que mais pessoas passam a praticar esporte, mais pessoas passam a ter maior qualidade de vida e contribuem no combate à vulnerabilidade de doenças, como obesidade e a hipertensão. Além disso, mais jovens dentro das atividades esportivas acabam saindo da ociosidade, diminuindo assim a probabilidade de entrarem no mundo do crime”, afirmou Rebêlo.

Academia Maceió – Jatiúca

Localizada em uma das principais praias da capital, o equipamento pioneiro na cidade conta com 20 máquinas em aço inoxidável resistente à maresia, em um espaço de 180m² que é diariamente visitado por maceioenses e turistas. A unidade foi criada em 2015 e já atendeu a mais de seis mil pessoas.

A equipe que auxilia os praticantes é composta por um profissional de educação física e dois estagiários em cada turno. Os alunos, além de usufruir do maquinário da academia de musculação, podem fazer aulas de treinamento funcional na areia da praia de Jatiúca.

Os alunos são supervisionados por profissionais e estagiários da área de Educação física. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Segundo Carlos Antônio, de 50 anos, frequentador assíduo, a academia da Jatiúca tem uma função importantíssima. “A academia inspira às pessoas a procurarem praticar atividades físicas. Até as pessoas que são sedentárias acabam passando por aqui e se estimulam ao nos ver malhando. A academia é excelente, não deixa nada a desejar, ajuda a manter nosso condicionamento físico, sem contar com essa visão linda que é a praia de Jatiúca”, disse.

Academia Maceió – Feitosa

Já unidade Feitosa, instalada na Praça Nossa Senhora de Fátima, possui 200m², piso de grama sintética e equipamentos de aço inoxidável doados pelo Banco Itaú. As aulas de musculação são acompanhadas por dois estagiários e um professor em cada horário.

Para Jeferson Martins, de 23 anos, morador do bairro e usuário da academia, o equipamento é fundamental para a localidade. “Para mim foi uma das melhores coisas que o prefeito Rui Palmeira fez para o nosso bairro. Muita gente aqui não tem condições de pagar uma academia convencional, e com apenas dois pacotes de leite podemos malhar e ainda ajudar a quem precisa. Nossos instrutores estão sempre nos orientando para que a gente execute os exercícios de musculação corretamente”, afirmou.

Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e das 16h às 20h. Fotos: Marco Antonio/Secom Maceió

Como se inscrever

Para se inscrever em uma das unidades das Academias Maceió é necessário que o aluno faça a doação de dois pacotes de leite, revertidos para entidades que atendem pessoas carentes, e apresente documentos como RG, CPF e foto 3×4. Além disso, é preciso preencher uma avaliação de saúde.

As duas academias funcionam de segunda à sexta, em dois turnos: das 6h às 10h e das 16h às 20h. Menores de idade precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis, e para maiores de 60 anos é obrigatória a entrega de um atestado médico certificando as boas condições de saúde do aluno.

Matrículas solidária contribuem com instituições sociais

A arrecadação de leite no ato da matrícula e na renovação da inscrição, feita mensalmente, atende diversas instituições de apoio a pessoas carentes. Só no mês de julho foram arrecadados 600 pacotes e latas de leite em pó. Os produtos foram doados para o Instituto Ação Social, no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes.

Estações de treinamento reforçam acesso a equipamentos

Além do espaço das academias, a orla de Maceió conta ainda com os Mobiliários Urbanos Esportivos (MUE’s), que começaram a ser instalados na cidade em 2014. São estações de treinamento em aço inoxidável espalhadas em 10 pontos da orla e bairros da parte alta da cidade.