Geral

Indústria pode levar PIB alemão a se retrair de novo no 3º trimestre, diz BC

19/08/2019

O Bundesbank (o banco central da Alemanha) afirma em seu relatório mensal que, após ter sofrido uma contração de 0,1% no segundo trimestre em relação aos três meses imediatamente anteriores, o Produto Interno Bruto (PIB) do país pode voltar a se retrair no período do verão europeu, ou seja, no terceiro trimestre. A “guinada para baixo” na indústria doméstica, avalia a instituição, é “determinante” para essa perspectiva.

“Segundo os dados atualmente disponíveis é de se esperar que a produção industrial encolha notavelmente também no trimestre corrente”, escreve o BC alemão.

No documento, o Bundesbank também destaca como, em meio aos temores gerados pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a comunicação pelo Banco Central Europeu (BCE) de uma política monetária acomodatícia e o corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no fim de julho contribuíram para uma demanda fortalecida por bônus soberanos, levando o rendimento dos Bunds alemães a mínimas históricas.

“No entanto, não houve uma ‘fuga para portos seguros’ de amplas proporções, já que tanto o diferencial de juros entre bônus da zona do euro como também os spreads de rendimentos entre bônus corporativo e Bunds se estreitaram”, argumenta o Bundesbank.

Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.