Alagoas

Experiências em projetos de irrigação da Codevasf são compartilhadas em workshop em Alagoas

06/08/2019

Referência em projetos públicos de agricultura irrigada há 45 anos, técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) compartilharam a expertise da empresa pública durante o Workshop “Agronegócio e Uso de Válvulas Hidráulicas na Irrigação”, promovido pela Companhia em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e Proteção de Plantas do Centro de Ciências Agrárias (Ceca). O evento ocorreu na segunda-feira (5), no auditório do Ceca, em Rio Largo (AL).

A programação do workshop foi composta de duas palestras, seguidas por mesas redondas, e o minicurso “Noções básicas sobre válvulas hidráulicas”, ministrado pelo engenheiro agrimensor da Codevasf Rodrigo Ribeiro Franco Vieira. O responsável pelo minicurso ainda realizou o lançamento do livro “Manual de Válvulas Hidráulicas”, de sua autoria.

A primeira palestra tratou sobre sugestões de novos modelos de concepção, operação e gestão dos recursos hídricos na irrigação. A exposição foi seguida por uma mesa redonda que teve o professor Alexandro Cláudio de Almeida.

A segunda exposição abordou as potencialidades de mercados para o agronegócio de fruticultura. O tema foi apresentado por Luiz Curado, assessor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf. A palestra foi seguida por uma mesa redonda conduzida pelo engenheiro agrônomo Luís Napoleão Casado, diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da companhia.

Para Napoleão Casado, o conhecimento técnico acumulado pela Codevasf e sua aplicação em projetos públicos de irrigação tem contribuição para impulsionar a atividade. “Por meio de sua expertise, a Codevasf tem contribuído para o desenvolvimento das regiões em que atua, especialmente com projetos de irrigação, a partir do conhecimento técnico acumulado. Temos gerado tecnologia em agricultura irrigada, o que nos permite que os produtos dos projetos de irrigação conquistem mercados, inclusive mundial”, destacou o diretor.

No encerramento do wokshop, os presentes participaram do sorteio de exemplares da obra “Manual de Válvulas Hidráulicas”. Além do diretor da Codevasf, de técnicos da companhia e de professores da Ufal, também participaram do workshop o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Marlan Ferreira, profissionais e acadêmicos das Ciências Agrárias.