Cidades

Estudantes do Campus Marechal se unem em ato pela Amazônia

22/08/2019
Estudantes do Campus Marechal se unem em ato pela Amazônia

As notícias, imagens fortes e relatos da população atingida diretamente pelos incêndios na Amazônia brasileira nas últimas duas semanas sensibilizaram estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. Nesta quarta-feira (21), alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Guia de Turismo fizeram um ato simbólico para começar a debater o assunto e conscientizar a comunidade escolar sobre o desastre ambiental ocorrido no país.

Os alunos se organizaram e vieram vestidos de preto para a escola, onde convidaram professores da área ambiental para discutir o tema. “Sinto que perdemos mais uma parte do Brasil. A cada queimada, a cada desmatamento, perdemos mais um pouco do que a gente tinha. Acho que precisamos sensibilizar a população sobre o que acontece no país. Não é porque vivemos em outro estado que não nos afeta. Isso vai chegar até você em algum momento”, disse Thatiane Rufino, de 17 anos, estudante de Guia de Turismo.

Pela manhã, a professora Sheyla Macêdo, que leciona disciplinas relacionadas a educação e política ambiental, conversou com os estudantes sobre a importância do movimento que eles organizaram. “Nós temos responsabilidades, especialmente como estudantes e professores da área ambiental. O fato de vocês estarem se mobilizando aqui hoje é um pequeno passo, mas muito importante, porque mostra que vocês já têm uma outra consciência sobre o que acontece no planeta”, avaliou a professora.

Já durante a tarde, o coordenador do curso superior em Gestão Ambiental, professor Pedro Guilherme, apresentou aos jovens algumas das consequências dos grandes incêndios ocorridos na Amazônia. “Altera clima, altera regime de chuvas, altera colheitas e criação de animais. E tudo isso vai impactar na nossa vida, como já começou a afetar São Paulo. Nada está tão longe de nós”, afirmou o professor.

Após o ato organizado pelos estudantes, as coordenações dos cursos técnicos pretendem organizar uma série de atividades para aprofundar o debate sobre o assunto e avaliar possíveis ações práticas em conjunto com a sociedade.