Geral

Em Brasília, prefeito solicita novos estudos para região do Pinheiro

23/08/2019
Em Brasília, prefeito solicita novos estudos para região do Pinheiro

Reunião aconteceu na sede do Ministério de Minas e Energia (MME) em Brasília. Foto: André Miranda/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e o coordenador especial de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (22), com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para solicitar novos estudos para os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também participaram do encontro na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

Rui avaliou como positiva a reunião e informou que o pedido foi recebido com atenção e encaminhamentos. “O ministro convocou diversos órgãos do Governo Federal e nós viemos buscar respostas para a população do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Solicitamos novos estudos que informem com segurança aos moradores se eles poderão voltar para as suas casas, porque essa é a grande angústia da população e a gente pediu celeridade ao ministro de Minas e Energia, que foi muito firme na reunião. Ele solicitou às agências envolvidas que o estudo seja imediatamente iniciado para que tenhamos as respostas tão solicitadas pela população dos bairros atingidos”, disse.

Questionado sobre a solicitação da Braskem à ANM para explorar reservas de sal em perímetro não urbano em Alagoas, Rui Palmeira destacou que a prioridade atual é uma solução para as áreas afetadas pela instabilidade de solo decorrente da mineração. “Mesmo que a Braskem tenha pedido autorização de lavra de sal-gema em áreas não habitadas, nós sugerimos que não seja concedida nesse momento enquanto os bairros atingidos não têm uma resposta objetiva. O que precisamos no momento é a solução e quando ela virá”, destacou o prefeito.

Dinário Lemos explicou a necessidade de respostas para que a população dos bairros atingidos tenha conhecimento da solução, que é motivo de preocupação. “As pessoas estão apreensivas para saber o que está sendo feito e se vai haver recuperação. O prefeito veio cobrar novos estudos e monitoramento para que as pessoas possam ter uma segurança de que o Governo Federal está trabalhando com o propósito de apontar uma solução. Com isso, vamos saber se há condições de ter uma recuperação dos bairros. Os moradores precisam entender o que está acontecendo”, ressaltou.

O secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto, e a secretária municipal de Comunicação, Eliane Aquino, também participaram da reunião.