Política

Ângela Garrote pede que Equatorial não corte a energia elétrica de inadimplentes nos finais de semana

05/08/2019
Ângela Garrote pede que Equatorial não corte a energia elétrica de inadimplentes nos finais de semana

Parlamentar sugeriu ao presidente da Equatorial/AL que o corte no fornecimento de energia elétrica de residências não seja realizado em finais de semana e vésperas de feriados.

A deputada estadual Ângela Garrote (Progressista) participou da reunião de apresentação da empresa Equatorial – responsável pelo fornecimento de energia elétrica – aos prefeitos alagoanos. No evento, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (05), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a parlamentar solicitou a suspensão do corte no fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais inadimplentes nos finais de semana e vésperas de feriados, em especial, aos que comprovam baixa renda.

O pleito da deputada foi direcionado ao presidente da Equatorial/AL, Humberto Soares, que foi apresentar as obras que serão realizadas no Estado. “Quando o corte é feito na sexta-feira ou numa véspera de feriado por exemplo, não dá tempo de o consumidor efetuar o pagamento e solicitar o religamento no mesmo dia. Isso gera transtornos para toda família, principalmente crianças, idosos e doentes”, justificou Garrote, sendo aplaudida pelos presentes.

Ângela Garrote ainda chamou atenção para casos em que famílias possuem doentes com equipamentos que dependem do fornecimento de energia. “Imagine você ter uma pessoa em casa que necessite de um aparelho que só funciona com energia. Aí, de repente, a empresa chega e realiza o corte no fornecimento. Como fica o doente e a família? Será que uma vida consegue esperar até o dia em que o banco vai abrir normalmente para realizar o pagamento e aguardar a religação?”, questionou.

Parcelamento de débitos

A deputada Ângela Garrote ainda destacou a dificuldade que os prefeitos alagoanos têm em pagar débitos deixados por seus antecessores e sugeriu que a Equatorial apresente propostas de parcelamento ou financiamento de dívidas.

“Já fui prefeita e sei bem o quanto os gestores sofrem com débitos acumulados e que totalizam um enorme valor. Há, inclusive, municípios que sobrevivem apenas do FPM e efetuar o pagamento de um débito acumulado se torna impossível. Além disso, evita que serviços essenciais oferecidos à população sejam suspensos por conta de um possível corte pela falta de pagamento da Prefeitura”, enfatizou.

“Luz Para Todos”

A continuidade do Programa “Luz Para Todos” também foi um dos temas defendidos por Ângela Garrote. Para ela, ainda há lugares remanescentes que estão em áreas de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas e sem estradas. “Por incrível que pareça ainda existem pessoas que vivem à luz de velas. É preciso levar dignidade à estas famílias e o “Luz Para Todos” reacende a esperança de cada cidadão, independente de onde esteja”, concluiu a deputada estadual.

Estiveram presentes na reunião, o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley; o presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros; presidente do CIGIP, prefeito Geraldo Agra; os deputados estaduais Davi Maia e Jó Pereira, além de diversos prefeitos e representantes da sociedade civil organizada.