Geral

Pop Rua leva serviços para a população em situação de rua

29/07/2019
Pop Rua leva serviços para a população em situação de rua

Vice-prefeito e secretário da Semas na primeira ação Pop Rua. Foto: André Lira

Com a proposta de levar serviços variados à população em situação de rua de Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza, nesta segunda-feira (29), a segunda edição da ação “Pop Rua”, que ocorrerá na Praça Multieventos, localizada no bairro Ponta Verde, das 13h às 17h.

Na ação,  serão oferecidos kits de higiene, lanches, toalhas de banho, cortes de cabelo masculino e feminino, testes rápidos de saúde (para HIV, Sífilis e outras doenças), e encaminhamentos sobre os serviços oferecidos pela Semas, como o Cadastro Único (Cadúnico).

Janaína Arruda, assessora técnica da Coordenação dos Centros Pop, destacou o sucesso da primeira ação e a importância de continuar levando esses serviços para mais regiões da cidade. “Além de promover esse atendimento socioassistencial, a ação também leva informações a essa população, por isso a circulação é importante. A primeira edição foi realizada no Centro, essa será na Ponta Verde, e a próxima provavelmente ocorrerá no Benedito Bentes” destacou.

Segundo o vice-prefeito e secretário da Semas, Marcelo Palmeira, é necessário que a população em situação de rua saiba onde encontrar assistência. “Já temos equipamentos e oferecemos serviços à essa população. A ação Pop Rua entra como um lembrete de que estamos preparados para atendê-los. Na primeira ação, cerca de 200 pessoas foram atendidas, e a expectativa é de que esse número cresça. A Semas trabalha em prol de todas as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, esclareceu o gestor.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Assistência Social conta com dois Centros Pop, que atendem jovens, adultos e idosos em situação de rua e podem ser acessados de forma espontânea a qualquer momento.  O Centro Pop I fica no bairro Jaraguá, e o Centro Pop II, na Avenida Tomás Espíndola, número 86, bairro Farol. Os equipamentos funcionam de 8h às 17h.